Sociedade

Inaugurada Casa do Artesão em São Brás de Alportel

Foi hoje inaugurada a Casa do Artesão em São Brás de Alportel, uma nova valência do Centro de Artes e Ofícios criada com o objetivo de valorizar o artesanato e a produção local.

PUB
 
Este novo espaço vem assim reforçar as várias iniciativas que o Município tem vindo a desenvolver na área da preservação e promoção do património material e imaterial do concelho, enquanto legado para as atuais e para as futuras gerações.
 
Marcaram presença entre muitos convidados, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, João Rosa, a Vice-Presidente da Autarquia, Marlene Guerreiro e Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
 
Esta nova valência, será gerida pela Associação Esfera Triunfante, que irá organizar a abertura do espaço e articular com os artesãos, de forma a que se faça uma escala de serviço para manter aberta a Casa do Artesão.
 
Em declarações ao Algarve Primeiro, Vítor Guerreiro avançou que não está prevista a colocação de funcionários da autarquia neste novo espaço,"vai ser em regime de voluntariado, vão trabalhando ao vivo é também um espaço de convívio e terá o modelo de funcionamento como temos no Centro Museológico do Alportel, que é a comunidade que assegura a abertura do mesmo".
 
A ideia de criar a Casa do Artesão partiu do Município, que decidiu protocolar com uma Associação local o arranque do projeto.
 
O Autarca de São Brás de Alportel, ressalvou que esta ideia é importante, na medida em que muitos dos ofícios mais antigos, se não forem ensinados às novas gerações irão perder-se no tempo, "felizmente que no nosso concelho, temos tido alguns jovens que têm gosto em aprender e a dinamizar o artesanato mas com inovação o que é bastante interessante".