Sociedade

Inaugurada exposição de presépios de Maria José Vasques em Altura

 
 
Grupo de Cantares de Odeleite
Grupo de Cantares de Odeleite  
Foi inaugurada no último domingo, na Junta de Freguesia de Altura, a exposição de presépios de Maria José Vasques.

 
Conforme explica nota do Município, "são cerca de 100 exemplares da coleção particular de Maria José Vasques, professora de Artes e apaixonada pela arte presepista".
 
"É uma exposição cheia de imaginação, diversidade de cor, texturas e materiais, com presépios de várias partes do mundo, adquiridos ao longo de 35 anos de colecionismo", acrescenta a mesma nota.
 
«Esta é uma das maiores representatividades do Natal, porque nos reporta para os valores da família, da importância da união e esta é uma coleção única», declarou a vice-presidente, Filomena Sintra, que agradeceu à colecionista a pronta disponibilidade para esta exposição. Maria José Vasques referiu a sua forte ligação ao território de Castro Marim, de onde era natural o seu falecido marido, e que se restabelece agora nesta iniciativa. A inauguração foi presidida pelo novo pároco da freguesia de Altura, Padre Armando, que fez a bênção a todos os presépios. «É uma exposição que exulta os valores da fé e também com um alto valor cultural e artístico, tendo peças únicas, criadas a pedido pela colecionadora em todo o mundo», concluiu a vice-presidente.
 
A cerimónia contou também com o Grupo de Cantares de Odeleite, que durante esta quadra percorre as povoações mais isoladas do interior do concelho.
 
A iniciativa da Junta de Freguesia de Altura, que tem o apoio do Município de Castro Marim, estará patente até 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 16h00.