Os executivos da autarquia de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, inauguraram mais duas obras de requalificação no núcleo urbano de Quarteira/Vilamoura.
Segundo nota do município, desta vez foi a ligação viária entre a Rua dos Pinheirinhos e a Quinta do Romão e a intervenção realizada na praça em frente ao edifício da GNR em Quarteira, num investimento de 1,4 milhões de euros.
Para Vítor Aleixo, «estas intervenções juntam-se a muitas outras que têm mudado a face desta cidade importantíssima no Algarve e que emerge aos olhos de Portugal pela qualidade urbana que vai tendo».
O autarca explicou que «as pessoas estão a mudar o estilo de vida, querem conviver, conversar, passear, trazer os netos ao jardim, andar de bicicleta, fazer jogging ou atividade em máquinas e nós estamos a preparar as nossas cidades para essas novas necessidades dos nossos concidadãos». Se por um lado estes projetos são criados a pensar nos habitantes, os visitantes também não são esquecidos, já que na cidade e no concelho o turismo constitui «a mola real da economia local». «É importante que os turistas venham, se sintam bem, que gostem de passear e de passar aqui as suas férias», acrescentou o autarca louletano.
Também o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, defende que estes elementos urbanos proporcionarão o convívio social, superando o isolamento causado pela sociedade tecnológica. «São espaços sociais que começam a concentrar as famílias e os amigos. Por isso, cada vez mais, temos que arranjar áreas destas, destinadas também à atividade física, como é o caso das zonas de street workout criadas aqui ao pé e, uma outra, no Passeio das Dunas», adiantou.
A mesma nota evidencia que a remodelação da ligação viária entre a Rua dos Pinheirinhos, em Vilamoura, e a Quinta do Romão, em Quarteira, percorrendo a Rua da Comporta até ao acesso à praia, desenvolveu-se em cerca de 900 metros.
Consistiu na reformulação viária, estacionamentos, passeios e faixas clicáveis ao longo de vias já existentes as quais estão associadas a um elevado índice de tráfego viário na época de verão. «A obra vai permitir o escoamento necessário durante a época alta pois trata-se de uma zona muito condicionada, não deixando de prestar um serviço a toda a hotelaria que envolve aquele anel, deixando entrar ali também todos os serviços prestados em termos de transportes de passageiros», esclareceu Telmo Pinto.
Tal como noutros pontos de Vilamoura, esta intervenção no espaço público teve também como intuito promover os modos de locomoção suave, em particular a bicicleta, em detrimento do automóvel, através da criação de percursos pedonais e cicláveis. Os trabalhos tiveram um custo de 721 mil euros.
Em Quarteira, a praça localizada em frente ao Posto Territorial da GNR inaugurado em 2019 foi igualmente requalificada. A empreitada permitiu converter esta praça num espaço com carácter de jardim, através da criação de uma área verde, com relva e árvores de sombra, com equipamentos urbanos e um grande espaço de jogo e recreio. Os perfis dos arruamentos adjacentes à praça, do lado nascente e poente, passaram a ser de calçada e de uso pedonal. Na Rua dos Bombeiros foi aumentado o passeio do lado nascente. Já na Rua do Nascente foram criados dez lugares de estacionamento.
Para além disso, a rede de abastecimento de água e a iluminação pública foram substituídas e a rede de drenagem de águas pluviais ampliada e remodelada, um reforço nestas infraestruturas que, como sublinhou Vítor Aleixo, explica também o valor da obra: 600 mil euros.
A estas juntam-se outras empreitadas inauguradas recentemente (a 13 de maio, Dia do Município) – a Alameda da Praia da Marina e a 2ª fase do Passeio das Dunas –, totalizando 3,5 milhões de euros. «Em quinze dias, estamos aqui a inaugurar investimentos públicos da Câmara Municipal de Loulé nesta freguesia de cerca de 4,8 milhões», enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Loulé. A Pista de BMX, a Escola EB2,3 D. Dinis e a Rua do Sol serão as próximas obras em Quarteira a serem inauguradas, adiantou Vítor Aleixo.