112

Incêndio: Bombeiros com avanços significativos durante a noite

Depois da segunda noite de combate às chamas, o incêndio de Gambelas que passou para o Concelho de Loulé, afetando as zonas da Quinta do Lago e Trafal continua ativo, contudo, o Algarve Primeiro apurou que a Proteção Civil espera dominar o fogo durante as próximas horas.

PUB
Ontem à noite, o comandante das operações de socorro, Richard Marques, salientou que 80% do incêndio estava dominado, com exceções no Laranjal e em Valverde na Quinta do Lago. Sobre estas duas situações, o nosso jornal sabe que no Laranjal o fogo acabou por ser dominado durante a noite, no caso de Valverde, o trabalho dos operacionais está a enfraquecer as chamas.
 
Além destas duas situações, as autoridades continuam sob vigilância apertada a possíveis reacendimentos em virtude do vento forte que se faz sentir. 
 
No local estão agora 361 operacionais, apoiados por 123 veículos e dois meios aéreos.
 
Recorde-se que a situação de contingência em Portugal, por causa dos incêndios, vai prolongar-se de sexta-feira até domingo, anunciou hoje o primeiro-ministro durante uma visita ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
Esta posição de António Costa no sentido de renovar a situação de contingência foi tomada após ter estado reunido com o presidente do IPMA, Miguel Miranda, e com responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e da Proteção Civil, em que também esteve presente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
 
Na parte final do 'briefing', o primeiro-ministro questionou se a decisão política deveria passar pelo prolongamento da situação de contingência em Portugal e recebeu uma resposta afirmativa.
 
“A temperatura vai baixar nos próximos dias, mas temos uma acumulação de incêndios nos últimos dias. Apesar de as ignições terem tendência para baixar, há um legado que passa de dia para dia, para além do crescente desgaste das forças que estão no terreno”, concluiu António Costa.