É considerado o maior fogo do ano no país.
Em conferência de imprensa, o comandante Vitor Vaz Pinto, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, referiu aos jornalistas em conferência de imprensa que decorreu em Loulé, que apenas 5% do fogo não está dominado.
Ao longo da noite os meios terrestres conseguiram montar uma estratégia que levou ao controlo das chamas em quase toda a extensão de uma frente com mais de 12 kms.
Refira-se que a Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, liderada pelo autarca de Tavira, Jorge Botelho, reunida hoje, para acompanhamento e tomada de eventuais medidas que se afigurem necessárias face à situação em curso em Monchique, ouviu o responsável pelas operações e os membros da mesma, tendo deliberado manifestar solidariedade a todas as pessoas afetadas, de qualquer forma, por este incêndio.
Foi igualmente deliberado agradecer e reconhecer o trabalho de todos os agentes de proteção civil e entidades cooperantes, empenhadas nesta operação, bem como a sua total disponibilidade; demonstrar total confiança no Dispositivo de combate instalado no terreno; não acionar medidas adicionais, para além das já tomadas, no âmbito do Sistema Nacional de Proteção Civil; manifestar confiança no Sistema de Proteção Civil Regional, no envolvimento dos Municípios e demais Agentes de Proteção Civil e transmitir que o Algarve é uma região segura, para residentes e para turistas.
A Proteção Civil, está agora empenhada em realojar as pessoas que foram evacuadas das suas habitações por precaução, assim como fazer o levantamento do número de casas destruídas.
A esta hora estão no terreno 1173 operacionais, apoiados por 358 viaturas e 14 meios aéreos.