Na sequência da decisão do Centro de Coordenação Operacional Nacional de elevar para o nível vermelho o estado de alerta especial para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, a ANPC emitiu um aviso à população por SMS, de modo a informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais.
O sistema resulta dos trabalhos que a ANPC vem desenvolvendo, conjuntamente com a Autoridade Nacional das Comunicações, os operadores de comunicações móveis e a Secretaria Geral da Administração Interna, e sob a supervisão do Secretário de Estado da Proteção Civil.
A mensagem de aviso é emitida com o remetente AvisoPROCIV e inclui a referência a um número de atendimento da ANPC, através do qual os cidadãos poderão esclarecer as suas dúvidas, caso necessitem. O SMS não tem quaisquer custos para o utilizador, e não requer qualquer adesão por parte do mesmo.
O aviso por SMS é efetuado para notificar preventivamente os cidadãos sempre que, no distrito em que se encontram for declarado o estado de alerta de nível vermelho para o Combate a Incêndios Rurais (nível mais elevado de prontidão e mobilização das forças operacionais).
O aviso é enviado pelos operadores de telecomunicações móveis, a pedido da ANPC.
O remetente das mensagens surge sempre com a designação AvisoPROCIV, devendo ser ignorados eventuais SMS de remetentes derivados do indicado.
O conteúdo da mensagem é integralmente produzido pela ANPC e não é alterado ou modificado pelos operadores de comunicações.
Recebe o SMS quem, no momento em que a ANPC solicitou aos operadores o pedido de difusão do aviso, relativo à declaração do alerta vermelho, se encontrar nos distritos abrangidos ou nas suas proximidades, estando incluídos no envio os clientes de operadores estrangeiros (cidadãos em roaming), sendo para estes casos remetido um SMS em português e inglês.
Como é feito?
O SMS é enviado simultaneamente para todos os destinatários, pelo que será normal existir um hiato temporal entre os primeiros e os últimos clientes contactados.
A mensagem incluirá referência a um número de contacto que os cidadãos poderão utilizar para esclarecer eventuais dúvidas. Para além de uma mensagem inicial, os cidadãos poderão também ser informados periodicamente acerca da manutenção do estado de alerta vermelho e serão informados acerca do seu cancelamento (redução do nível do estado de alerta).
O sistema não tem custos para os utilizadores e não requer adesão por parte dos mesmos. A emissão de SMS de aviso terá um caráter excecional, pelo que a sua desativação, embora prevista, não é recomendada por questões de segurança.
A desativação do serviço deverá ser solicitado à ANPC, remetendo o formulário, disponivel no site da ANPC para o endereço
[email protected].
Para mais informações ligue - 800 246 246