Sociedade

Incêndio:Linces retirados do centro de reprodução de Silves

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas decidiu, como medida de prevenção, retirar os 29 linces que se encontravam no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, situado na Herdade das Santinhas, Silves.

PUB
 
De acordo com fonte do Gabinete do Ministro do Ambiente, os animais serão deslocados para instalações dos parceiros espanhóis, que já colocaram à disposição de Portugal todo o apoio necessário.
 
Trata-se de uma medida preventiva prevista no Plano de Contingência, ativado desde domingo. Desde essa altura que estavam no local todos os meios humanos e materiais para defesa e evacuação do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico. 
 
A mesma fonte ressalva que o ICNF desenvolveu, em 2017, ações de gestão de combustível na área envolvente aos cercados, edifícios e na área perimetral do centro, de forma a diminuir o risco de incêndio e estabelecer faixas e mosaicos de proteção. 
 
A acompanhar os linces estão técnicos do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico e do ICNF, bem como a equipa de gestão do Centro, constituída por veterinários, tratadores e outros técnicos especializados. No terreno encontram-se ainda equipas de vigilantes da natureza e uma equipa do corpo de fuzileiros da Marinha, entre outros operacionais.
 
O Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico foi inaugurado a 22 de maio de 2009. Construído de acordo com as recomendações do Comité de Cria em Cativeiro do Lince Ibérico, integra a Rede Ibérica de Centros de Reprodução do Lince-ibérico.
 
Esta Rede é responsável pelo programa de reprodução e troca de animais, orientadas pelas necessidades demográficas e genéticas do Programa de Conservação Ex Situ.