Sociedade

INE:Albufeira é a cidade do país com mais população estrangeira

 
De acordo com os dados do INE, divulgados pela primeira vez no portal de estatísticas oficiais, com vista à caracterização das cidades portuguesas (com base nos resultados definitivos dos Censos de 2011) Albufeira é a cidade do país com mais população estrangeira (mais do que um em cada cinco residentes não são portugueses).

 
Refira-se que a nível regional, o conjunto das cidades do Algarve apresentava a proporção máxima observada (11%), atingindo o triplo do valor médio registado em Portugal e mais do dobro do valor médio das cidades portuguesas.
 
Em todas as cidades do Algarve a proporção de população estrangeira era superior à média das cidades portuguesas, sendo Albufeira a cidade do país com maior expressão de população estrangeira – 22,5%.
 
Os indicadores estatísticos revelaram ainda que em 2011, 4,5 milhões de pessoas – 42% da população – residia em cidades. O crescimento das cidades pode ser verificado através da informação sobre as migrações para as cidades, sendo que este indicador mede a atração residencial das cidades face ao restante território nacional. 
 
Neste parâmetro, Albufeira é uma das cidades com os valores mais elevados; posicionou-se em terceiro lugar com 17%, só ultrapassada pela cidade de Caniço, na Madeira, com 20%, e Montijo com 18%.
 
No que respeita aos setores da atividade económica, o setor terciário é o que maior importância tem nas cidades portuguesas, em termos de população empregada - 79%. Neste item, Albufeira apresenta-se com 86%.
 
No âmbito deste trabalho, destaque-se ainda a informação referente à construção de novas habitações (10 anos anteriores aos censos), com as cidades algarvias a apresentarem valores bastante significativos (17,8%), com Albufeira a apresentar-se entre as cidades com os valores mais elevados (26,1%).