Economia

Infralobo instala 51 painéis fotovoltaicos em estação elevatória

A Infralobo instalou na sua estação elevatória da Praça de Vale do Lobo, um conjunto de painéis fotovoltaicos «que irão permitir que esta estrutura fundamental para a atividade da empresa, seja integralmente fornecida por energia solar».

PUB
Em nota de imprensa, adianta que se trata de um investimento que rondou os 22 mil euros, que é composto por 51 painéis fotovoltaicos, sendo que, a energia produzida, «permitirá uma redução de quase 100% do consumo de energia elétrica da rede, durante o período diurno».
 
Na mesma publicação, a Infralobo evidencia que, neste momento, já utiliza energias renováveis em cerca de 35% dos seus consumos energéticos, prevendo-se que em 2021 esses valores atinjam os 45% da energia utilizada na sua operação diária.
 
A empresa municipal refere ainda que, estes investimentos fazem parte do "Plano de Descarbonização Infralobo 2021", aprovado no início do ano e que enumera uma série de medidas na sua atividade diária e no plano de investimentos com vista a reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, aumentando o recurso a fontes de energia limpa.
 
A estas ações, enquadradas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé (EMAAC), somam-se outros projetos que têm permitido alcançar resultados positivos em termos de poupança de recursos naturais e redução de emissões poluentes, completou.
 
Como exemplo a Infralobo apresenta a aquisição em dezembro de 2020, de mais uma viatura elétrica, para substituição de uma viatura movida a combustíveis fósseis. Segundo a mesma fonte, com esta nova viatura, «a empresa tem ao seu serviço 3 viaturas deste tipo».
 
A meta é conseguir, até 2021, reduzir o consumo de combustíveis fósseis em 30% e, também, o número de viaturas afetas à sua atividade em 15% tendo em conta o início do plano de descarbonização, concluiu.