A Infralobo reduziu as suas emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera em 108 toneladas, menos 28%, no último ano face a 2020.
Segundo informou a empresa municipal em comunicado, a redução da pegada ecológica tem sido alcançada através de vários investimentos realizados ao abrigo do Plano Descarbonização Infralobo 2021, que consiste na transição energética da frota através da aquisição de viaturas elétricas, além da redução das viaturas ao serviço da empresa, sem que a operação seja colocada em risco.
A mesma fonte reforça que, a distância percorrida pelas suas viaturas elétricas representa cerca de 27% da distância total percorrida por todas as suas viaturas, sendo as primeiras abastecidas por energia renovável produzida pelos painéis fotovoltaicos instalados no parque de estacionamento da empresa.
Em 2021, a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos aumentou 10 vezes, enquanto que o total de consumo de energia elétrica e de combustíveis fósseis reduziu face a 2020, contribuindo para uma maior autonomia e eficiência energética por parte da empresa. Todos os esforços da Infralobo no âmbito da sustentabilidade, explanados no plano de descarbonização da empresa, estão enquadrados na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé (EMAAC).
Para os responsáveis da empresa, estes resultados visíveis em várias vertentes, foram possíveis graças à incorporação de diversas tecnologias que operam rumo à eficiência das operações. Refira-se que a Infralobo é certificada pela norma ISO 50001:2019 – Sistema de Gestão de Energia desde julho de 2021.