Economia

Inframoura reduz perdas de água com estratégia "integrada"

Foto|Inframoura
Foto|Inframoura  
Tendo por base os últimos dados oficiais do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, em 2018, a média nacional para o volume de água não faturada foi de 40%, na região foi de 28%.

 
Sendo a gestão das perdas de água um fator essencial de sustentabilidade financeira e, sobretudo, ambiental, a empresa municipal - Inframoura, informou que adotou uma estratégia "integrada" de redução das perdas de água, aparentes (relacionadas com erros de medição nos contadores ou consumos não autorizados) e reais, (resultantes de fugas na rede), através de um conjunto de projetos e iniciativas que se prendem com a implementação de zonas de monitorização e controlo da rede, ou a instalação de um sistema de telemetria radio fixo. 
 
Assim, no final de 2018, a Inframoura confirma que apresentava um indicador de percentagem de água não faturada de 15,0%. Em 2019 a percentagem desceu para os 11.2%, constituindo um mínimo histórico atingido pela empresa e que a coloca no lote de entidades gestoras que se destacam a nível nacional.