Todos os anos, a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) avalia a qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras aos seus utilizadores, nos setores da água e resíduos.
Através do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP) são compilados todos os dados relativamente aos serviços regulados. Segundo os resultados do documento de 2021, relativo ao ano de 2020, a Infraquinta lidera pelo 6º ano consecutivo, a nível nacional, o indicador de água não faturada com um rácio de 3,9%.
Um indicador definido pela ERSAR, que pretende avaliar o nível de perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores.
Para a empresa municipal Infraquinta, "estes resultados demonstram o trabalho realizado, no âmbito da gestão eficiente do recurso água", através da implementação do seu plano estratégico de responsabilidade ambiental, integrado na Estratégica Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) do Município de Loulé.
A empresa lembra que as perdas de água constituem uma das principais fontes de ineficiência das entidades gestoras de abastecimento de água, tendo implementado ao longo dos anos, uma série de procedimentos que têm resultado na liderança deste indicador.