O Encontro de Planos de Segurança da Água no Algarve, que reuniu várias entidades gestoras do setor da água do país, realizou-se no passado dia, 24 de outubro, no Hotel Quinta do Lago, em Almancil.
A Infraquinta, a empresa municipal de infraestruturas da Quinta do Lago, co-organizou o evento com o Município de Loulé, Quinta do Lago, S.A., Águas do Algarve e Acquawise Consulting.
De acordo com a OMS, a forma mais eficaz de garantir sistematicamente a proteção de um sistema de abastecimento de água para consumo humano consiste numa metodologia integrada de avaliação e gestão de riscos que englobe todas as etapas do abastecimento de água, desde a captação até ao consumidor.
A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos tem vindo a recomendar o desenvolvimento e implementação dos Planos de Segurança da Água em Portugal, tendo constituído um grupo de trabalho de âmbito nacional para a elaboração de metodologias de implementação a serem adotadas pelas entidades gestoras, para o qual a Infraquinta foi convidada.
«Estes Planos permitem às entidades um maior e melhor conhecimento dos seus sistemas e a adoção de uma abordagem preventiva em detrimento de uma abordagem reativa. Não impedem que ocorram problemas, mas identifica-os e permitem lidar com a causa antes do incidente acontecer.», explicou Ana Vicente de Brito e Hamel, diretora de Ambiente e Qualidade da Infraquinta.
«Orgulhamo-nos de estarmos na linha da frente na implementação dos Planos de Segurança da Água. Essa é uma obrigação que assumimos enquanto entidade gestora, seja no plano da saúde pública, seja pela qualidade da prestação de serviços aos consumidores da Quinta do Lago, que podem beber água da torneira e utilizá-la sem riscos associados.», afirmou Victor Faria, presidente do Conselho de Administração da Infraquinta. «O fornecimento da água sem interrupções, com qualidade e pressão adequadas, o cumprimento dos requisitos legais, e o aumento da confiança e satisfação dos utilizadores estão garantidos com o nosso Plano de Segurança da Água.», garante o responsável.