Política

Iniciativa Liberal diz que é preciso acabar com a "desresponsabilização" do SNS no Algarve

 
O Núcleo Territorial de Portimão da Iniciativa Liberal alerta para a falência do atual modelo de gestão do SNS e do CHUA.

Em comunicado, a Iniciativa Liberal refere que tem vindo nos últimos dois anos a alertar para a falência do modelo de gestão do Serviço Nacional de Saúde, "com grande impacto na região do Algarve".
 
O partido lementa que se continue a testemunhar a perda de vidas humanas "pela ausência de garantia, por parte do Estado, da contratação e manutenção dos recursos humanos, dos meios técnicos e dos modelos de gestão necessários".
 
O IL diz que articulação entre instituições e até dentro das instituições (como no caso do CHUA) "está provada ineficiente e não oferece qualquer garantia aos cidadãos de acesso ao serviço mais essencial de saúde". Com a aproximação dos picos populacionais típicos da época balnear no Algarve, o IL teme o pior, designadamente sobre os serviços de saúde. 
 
O Núcleo Territorial de Portimão entende que o SNS "sofre de um patologia grave, para a cura da qual precisaríamos de uma tutela mais capaz, mais séria e, acima de tudo, respeitadora da vida humana".
 
Defende que é preciso acabar com a desresponsabilização, "e com as desculpas por parte dos nossos responsáveis políticos, que são a primeira e última instância de decisão e de gestão sobre a Saúde". Para tal, considera que é "urgente" mudar o modelo de gestão do SNS, "tornando este verdadeiramente acessível a todos, verdadeiramente capaz de responder em tempo útil às necessidades da população do Algarve", conclui.