Política

Iniciativa Liberal diz que Governo declarou "praticamente a morte do alojamento local" no Algarve

Os Núcleos Territoriais de Faro, Loulé, Silves, Albufeira e Portimão da Iniciativa Liberal (IL) ouviram proprietários e empresários do setor do alojamento local.

PUB
O partido refere em comunicado, que o pacote de medidas para a habitação anunciado pelo Governo, "declara praticamente a morte do alojamento local, revelando total desconhecimento ou indiferença pelo Algarve e os algarvios ao restringir um dos setores económicos mais importantes da região".
 
A IL adianta que o setor do alojamento local representa 19,7% do total das dormidas turísticas da região, sendo "um dos pilares da economia do Algarve". Com as novas medidas anunciadas, fala de "um ataque sem precedentes ao licenciamento de novos alojamentos locais, representando uma enorme ameaça para economia algarvia no curto prazo".
 
Conforme foi comunicado por diversos empresários e proprietários de alojamento local no Algarve aos Núcleos Territoriais da Iniciativa Liberal, a indefinição quanto à renovação de licenciamentos, "compromete os investimentos dos proprietários e empresários a médio e longo prazo, mas sobretudo a vida das milhares famílias algarvias que dependem diretamente ou indiretamente do setor".
 
O partido salienta que o Algarve, "não conseguirá dar resposta à quantidade de dormidas turísticas sem o alojamento local, resultando numa forte diminuição do turismo e um forte impacto negativo no PIB da região" e considera "urgente a reversão das medidas anunciadas para o setor de forma a não comprometer o futuro de milhares de algarvios", conclui.