Sociedade

Iniciativa “Os Dias Abertos de Cachopo” promove marcha e passeio à volta da geodiversidade e alvenarias de xisto na arquitetura tradicional

 
No âmbito do programa de pesquisa e divulgação científica “Os Dias Abertos de Cachopo”, o Município de Tavira promove, nos dias 03 e 04 de junho, naquela freguesia serrana do concelho, uma iniciativa sobre geodiversidade e alvenarias de xisto na arquitetura tradicional.

No dia 03 de junho, sábado, pelas 09h30, terá lugar o passeio “Histórias escondidas nas rochas e paisagens de Cachopo” por Francisco Lopes e Hélder Pereira (professores de Biologia e Geologia, especialistas em Património Geológico e Geoconservação). Inscrições até dia 01 de junho em: https://forms.gle/psbK61dXYoYjSv5NA
 
Segundo explica o Município em nota publicada, mais do que uma simples caminhada, "propõe-se uma autêntica viagem no tempo para explorar as histórias escondidas nas rochas e paisagens de Cachopo e arredores. O enredo dessas histórias inclui uma viagem de 350 milhões de anos com avalanches submarinas, fósseis de organismos marinhos e, ainda, cadeias de montanhas e oceanos desaparecidos".
 
No dia 04 de junho, domingo, pelas 09h30, realiza-se o passeio “Processos e técnicas de construção tradicional, vernácula, de alvenarias de xisto” por Alexandre Miguel Costa (arquiteto) e Manuel João Rodrigues (mestre pedreiro). Inscrições até dia 01 de junho em: https://forms.gle/HQf3KPwpMck76gdP9
 
Este passeio decorre na envolvente próxima da aldeia de Cachopo, visitando algumas das obras da autoria do, já extinto, GTAA Sotavento (Gabinete de Apoio às Aldeias do Algarve - Sotavento). Serão explicadas as abordagens de recuperação e reabilitação em edifícios, azinhagas e caminhos, focadas no (re)uso das técnicas e processos de construção tradicional, vernácula, hoje praticamente desaparecidas.  
 
As atividades gratuitas terão a duração máxima de sete horas, estando a partida de Tavira prevista para as 08h30. As ações têm número limitado de pessoas e o transporte é da responsabilidade da autarquia. Mais informações: edu.museus@cm-tavira.pt
 
“Os Dias Abertos de Cachopo”, coordenado pelo Museu Municipal de Tavira, visa a proteção e salvaguarda do património cultural e natural (uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Cidades e Comunidades Resilientes” da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável). 
 
Neste inclui-se a relação entre património imaterial e sustentabilidade, centrada na Dieta Mediterrânica, valorizando, desta forma, os recursos territoriais e o conhecimento, realça a Câmara de Tavira.
 
Este programa integra o projeto “Dieta Mediterrânica nos Territórios de Baixa Densidade”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020. “Os Dias Abertos de Cachopo” contam com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo, do Centro Paroquial de Cachopo e da Associação In Loco.