No sentido de apoiar as famílias, os prémios terão um valor monetário, correspondendo o 3º lugar a 75 euros, o 2º lugar a 100 euros e o 1º lugar a 125 euros, enquanto os restantes vão receber 25 euros pela participação.
Encerra no próximo dia 6 de maio a décima primeira edição do concurso em voz alta “Momentos de Leitura”, uma iniciativa das bibliotecas escolares e municipais de Portimão e Monchique, dirigida aos quatro escalões de ensino, no sentido de promover a leitura e desenvolver a compreensão e a expressão oral junto dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, assim como do Ensino Secundário.
Promovido no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Portimão e Monchique, em parceria com as bibliotecas municipais de ambos os concelhos, são objetivos do certame desenvolver o hábito e o prazer da leitura e estimular a relação escola/comunidade, assim como o desenvolvimento de atividades conjuntas entre bibliotecas escolares e agrupamentos de escolas, informa a autarquia de Portimão em comunicado.
Também fazem parte dos propósitos do certame articular os textos propostos para leitura nas metas curriculares de Português, contribuir para o desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura e, também, fomentar o uso da biblioteca escolar e municipal, ao mesmo tempo que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora a 5 de maio.
A décima primeira edição do concurso “Momentos de Leitura” foi dividida em três etapas, a primeira das quais decorreu até final de janeiro passado, através do apuramento por turma em cada agrupamento.
Já a segunda fase, que terminou no fim de março, foi constituída pelo apuramento de cada Agrupamento, a que se segue a derradeira etapa, que corresponde à fase municipal, em que os alunos deverão preparar a leitura de um poema escolhido pela Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, conforme o ciclo de escolaridade.
Esta terceira fase culmina no próximo dia 6 de maio, estando a final agendada para o auditório do Museu de Portimão, onde participará um aluno por ciclo de cada agrupamento/escola não agrupada, num total de 27 estudantes, em representação dos dois municípios aderentes.