O Festival que une “Caminhadas e Arte” volta à aldeia de Barão de São João, no concelho de Lagos, de 06 a 08 de novembro.
A 3ª edição do Festival, organizado pela Câmara Municipal de Lagos e a Associação Almargem, contará este ano com uma nova instalação artística, cujas obras estão, mais uma vez, a cargo dos artistas locais parceiros.
Para a organização, "2020 tem sido um ano que colocou toda a Humanidade à prova", daí o coletivo de 13 artistas de Barão de São João darem a conhecer 19 peças que transmitem uma mensagem de “Esperança”.
A instalação artística convida os participantes do Festival a caminhar pela aldeia de Barão de São João, num percurso de cerca de 1 km.
O programa de 3 dias, é composto por 76 atividades, todas gratuitas, dividido por 38 caminhadas e caminhadas temáticas (geologia, arqueologia, património), 4 passeios de BTT, 11 atividades de educação ambiental para famílias, 13 workshops e 10 atividades de bem-estar (Yoga, Luohan Qigong (Chi Ckung), Tai Chi, Meditação).
Entre as atividades previstas, há algumas novidades, tal como a construção de caixas ninho ou o conto “O dia atarefado do esquilo” para os mais novos, e caminhadas que apelam ao desenho dinamizadas pela artista local Eva Herre e pelo Terminal Studio. Há também uma aposta de novas caminhadas por novos itinerários, incluindo uma caminhada noturna.
O espaço do secretariado do evento será adaptado segundo as orientações da DGS face à situação de pandemia da Covid19 e todas as atividades decorrerão ao ar livre. Houve ainda a preocupação, segundo a organização, em desfasar as atividades por diferentes pontos de encontro e com diferentes horários de forma a não promover ajuntamentos.
O evento volta a contar com várias parcerias, empresas de animação turística e entidades oficiais que irão dinamizar muitas das atividades.
A iniciativa integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS) onde se incluem outros dois festivais de caminhadas existentes na região (Walking Festival Ameixial e o Festival de Caminhadas de Alcoutim). O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, aprovada ao abrigo de uma candidatura da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, promovida pelo Turismo de Portugal / Região de Turismo do Algarve.