Entraram em funcionamento esta semana, na cidade de Quarteira, dois mupis digitais instalados junto ao Terminal Rodoviário e na Rua Vasco da Gama, "ambos com a valência de disponibilizarem à população informação de qualidade e mais próxima do cidadão relativamente ao Quarteira Lab", anunciou a Câmara de Loulé em comunicado.
São facultadas ainda outras informações, nomeadamente sobre a COVID-19 e todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde, a utilização das praias e, numa mensagem de sensibilização para as questões ambientais, "algumas dicas relacionadas com o contributo que cada um de nós pode e deve dar para a ação climática e para a salvaguarda do Planeta", descreve o mesmo comunicado.
Para a autarquia, outra das mais-valias destes equipamentos, "é de permitirem o acesso público e gratuito à internet Wi-Fi, alargando o número de utilizadores na cidade, não só os residentes mas também os turistas".
De referir que o projeto Quarteira Lab contará nos próximos meses com mais dois pontos gratuitos de acesso público à internet na área do projeto - entre a rotunda do Terminal Rodoviário e a Rotunda do Polvo - e outras soluções para implementação e melhoria do espaço público.
“Junte-se a nós faça parte da solução!” é o mote de um projeto que está a marcar o pulsar da cidade de Quarteira em matéria ambiental, na linha daquela que é a política do Município de Loulé para fazer face à emergência climática que ameaça o futuro do Planeta Terra.
No âmbito do Quarteira Lab, já foram implementadas na área de intervenção diversas soluções de sustentabilidade que visam promover a descarbonização em meio urbano, das quais o Município destaca, o parqueamento de bicicletas, o contador de bicicletas e peões, as papeleiras inteligentes ou os sensores para gestão eficiente de recolha de resíduos.
Emídio Santos