Desporto

Interior do concelho de Loulé recebe maior competição de trail running do Algarve

 
No próximo dia 13 de agosto decorre em Salir, a quarta edição do UTRP - Ultra Trilhos Rocha da Pena - um evento de trail running realizado exclusivamente por trilhos na serra e barrocal do Algarve.

 
Esta é a primeira prova do Algarve a integrar os campeonatos nacionais de Trail e Ultra Trail, pontuando também para a “meca” do trail running mundial, o UTMB - Ultra Trail do Mont Blanc. 
 
Este evento acompanha o fenómeno nacional da corrida em contacto com a natureza e tem como objectivo promover o interior do Algarve através do desporto, mostrando as suas belezas naturais, neste caso, em torno da paisagem protegida da Rocha da Pena, concelho de Loulé.
 
Segundo a organização as inscrições encontram-se já fechadas para os três percursos disponíveis de 48 km, 24 km e 16 km.
 
São esperados mais de 600 atletas de 8 nacionalidades, entre eles toda a elite nacional da modalidade, sendo expectável uma grande afluência de público que poderá assistir à prestação dos atletas na chegada e partida no complexo desportivo de Salir, bem como nas zonas assinaladas pela organização ao longo dos percursos.
 
As partidas serão às 7h00, 8h00 e 8h30 para os 48, 24 e os 16km respectivamente. O primeiro atleta dos 25 e dos 16km está previsto chegar às 10h00 e o dos 48km está previsto às 11h30.
 
O UTRP 2017 assinala a afirmação do Algarve no trail running, por isso a organização conta com algumas novidades, como é o caso da meta volante Visacar na Penina, além da conhecida subida Fnac e do espaço kid’s, onde as crianças poderão entreter-se com um conjunto de atividades, enquanto os pais atletas desfrutam da prova.
 
O Ultra Trail Rocha da Pena é uma organização da ATR-Associação Algarve Trail Running com a colaboração da ACS-Associação Cultural de Salir e da Secção de Motorismo da ACS (Salir TT), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim. 
A organização conta ainda com o apoio de várias empresas locais e nacionais.
 
Veja aqui o mapa com a localização das zonas de espectáculo e outros pontos de interesse.