Sociedade

Investigadora da Universidade do Algarve produz livro digital interativo

Isa Mestre, investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e aluna do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes da Universidade do Algarve, encontra-se a desenvolver o projeto "Literatura 2.0: para uma cartografia da narrativa digital".

 
O projeto, orientado pelo professor João Minhoto Marques, propõe pensar a relação entre literatura e tecnologia e terá como resultado a produção do primeiro livro digital interativo no género ficcional criado em Portugal – o romance digital Amar em Círculo.
 
E se de repente as personagens que imaginou no papel ganhassem vida no ecrã do seu computador ou dispositivo móvel? E se pudesse, em tempo real, contactar com elas através das redes sociais? Ou revisitar os espaços que percorreram através de uma panorâmica virtual? Tudo isto será possível no livro digital interativo Amar em Círculo, um romance híbrido que reinventa a experiência de contacto com o objeto livro, através da exploração das linguagens visuais, textuais, sonoras e audiovisuais.
 
Partindo do pressuposto de que a literatura digital pode afirmar-se como uma ferramenta para promover um novo modo de contar histórias, Isa Mestre apresenta um livro um pouco diferente do habitual. Além de textok, este livro integra uma curta-metragem, um audiobook, fotografia, música, redes sociais e muita interação com o leitor.
 
O livro, em formato de aplicação, funciona em dispositivos móveis, e será lançado no primeiro trimestre de 2015. Para já é possível assistir ao trailer da curta-metragem que integra o livro e conhecer os bastidores deste projeto inovador em www.amaremcirculo.pt.