Sociedade

Investigadores da Ualg dão passo importante no combate ao cancro

 
O trabalho, dado a conhecer ao público no início de abril, foi escolhido como capa da revista científica Cancers, uma das principais publicações internacionais na área da investigação em cancro.

 
A equipa de investigação do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve, liderada pela investigadora Patrícia Madureira, descobriu que a proteína anexina A2 (ANXA2) desempenha um papel importante na regulação de uma das principais vias de sinalização celular - a via PI3K/AKT - envolvida no desenvolvimento e promoção de diversos tipos de tumores.
 
Sabendo-se de antemão que a via PI3K/AKT se encontra hiperativa numa grande variedade de cancros, como, por exemplo, o cancro da mama, do pulmão, do cólon, o melanoma, e o glioblastoma (principal e mais mortífero tumor cerebral), esta investigação permite agora desvendar novos mecanismos moleculares e celulares que regulam as células cancerígenas, explica a Ualg.
 
Este trabalho assume-se, assim, como um importante passo para a identificação de novos alvos terapêuticos e pode conduzir, no futuro, ao desenvolvimento de novas terapias contra o cancro.
 
Através desta investigação, a equipa estudou a expressão, ou seja, os níveis de genes e proteínas em células cancerígenas, a sua proliferação e os níveis de espécies reativas de oxigénio que conduzem ao stress oxidativo que, em humanos, se encontra ligado ao desenvolvimento de diversas doenças.
 
Os investigadores descobriram que a interação entre duas proteínas - a ANXA2 e a proteína PTEN - funciona como inibidor da via PI3K/AKT. A equipa demonstrou ainda que a proteína ANXA2 regula, de forma inversa, a proteína peroxiredoxina 2 (PRDX2) e permite, assim, evitar o stress oxidativo, que pode levar à morte celular ou provocar mutações a nível do ADN, causando a formação e desenvolvimento/progressão de tumores.