Sociedade

Investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg apresentam romanceiro.pt com ministro da Cultura

No próximo dia 20 de fevereiro, pelas 16h00, vai ser apresentado ao público o projeto romanceiro.pt, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, que contará com a presença do ministro da Cultura, João Soares.

PUB
 
Trata-se de um projeto dirigido pelos investigadores Pedro Ferré, Mirian Tavares e Sandra Boto do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.
 
O Romanceiro é um género poético tradicional que circula desde os finais da Idade Média na memória dos povos de expressão portuguesa, galega, castelhana e catalã, difundindo-se desde então oralmente de geração em geração.
 
Este acervo, que compreende 660 horas de gravação (em 609 cassetes audio hoje em dia depositadas na Fundação Manuel Viegas Guerreiro), contém 3.632 versões inéditas de romances e acolhe 10.096 versões de romances publicadas entre 1828 e 2010.
 
A oportunidade para a conversão digital do Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna chegou em 2013, através do projeto designado “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, que foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (2013), acolhido pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro em parceria com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg, desenvolvendo-se para tal uma plataforma digital em romanceiro.pt. 
 
Com este novo recurso, são disponibilizados agora online e em acesso livre os textos do Romanceiro português e os respetivos registos sonoros.