Economia

Investimento de 1,7 milhões de euros para levar água a três povoações de Castro Marim

CM Castro Marim
CM Castro Marim  
O Município de Castro Marim informou numa nota publicada, que vai iniciar os trabalhos para estender as redes de abastecimento e distribuição de água no interior, em novos locais da serra do concelho, num investimento total de 1,7 milhões de euros, com uma taxa de 45% de cofinanciamento aprovado pelo FEDER do total das despesas elegíveis.

PUB

Depois de, no ano passado, ter sido aberta a rede de abastecimento de água em Pisa Barro, o Município vai avançar com o abastecimento de água, através de uma conduta de 12 quilómetros de extensão, que irá beneficiar mais de 80 pessoas na freguesia do Azinhal, nomeadamente em Amendoeira, Marroquil e Cortelha.

Será também construído um depósito no Pero Vaz que irá receber a água, assegurando a rede e a ligação ao subsistema central de abastecimento e a água que virá desde o Vale do Gato, via Corujos e Corte Gago.

A autarquia recorda que nestas localidades existe um fornecimento de água instável que é alimentado por redes próprias, particulares ou fontenários, cenário que irá mudar com estas novas obras.

Na nota, o Município realça que a instalação de novas condutas "garantirá ainda uma maior resiliência e eficiência no abastecimento de água, reforçando a saúde pública por via da mitigação de riscos associados ao consumo de água não tratada que tem origem nos fontanárias, promovendo a saúde pública e a sustentabilidade ambiental".

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos, adianta.