No início de agosto, os contratos de investimento celebrados no âmbito do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) já haviam atingido os 123 milhões de euros.
Segundo informou o Gabinete do Ministro do Ambiente, os 26 contratos assinados respeitam a projetos a realizar em 11 concelhos, entre eles o de Faro.Dos 26 contratos assinados, 17 têm por finalidade a reabilitação para atividade económica e nove têm por destino final a habitação (venda ou arrendamento).
O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro que mobiliza as dotações aprovadas pelo programa temático Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e pelos Programas Operacionais Regionais (POR), do Continente e das Regiões Autónomas e tem como objetivos a revitalização das cidades, a revitalização física do espaço dedicado a comunidades desfavorecidas e o apoio à eficiência energética na habitação.
O IFRRU 2020 tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, gerando um investimento de cerca de 2.000 milhões de euros.