Saúde

Investimentos na área da Saúde marcaram comemorações do 110º aniversário de São Brás de Alportel

 
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel inaugurou as obras de requalificação e modernização do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, assim como o Jardim José Lourenço Viegas no dia em que comemorou 110 anos da elevação de São Brás de Alportel a concelho, 1 de junho.

Segundo comunicado do Município, as obras na área da saúde superam os dois milhões de euros. "São Brás de Alportel é um concelho que tem vindo a afirmar-se, a nível nacional e internacional, pela qualidade de vida que oferece para viver, trabalhar e investir. Fruto de uma comunidade participativa e de uma estratégia municipal assente nas potencialidades do território e a valorização humana da sua população, hoje somos um concelho atrativo, mais competitivo e uma referência que a todos deve orgulhar", sublinhou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, no ato das inaugurações.
 
Um concelho que nos últimos Censos revelou ser o segundo concelho português, não localizado junto ao litoral, que mais cresceu na última década. Um crescimento na ordem dos 5,7%. Crescimento que Vitor Guerreiro admite que "implica responsabilidades acrescidas e novas respostas nas diversas áreas de intervenção da autarquia".
 
A par das inaugurações, Vitor Guerreiro anunciou que o Centro de Saúde passou a realizar análises clínicas em tempo real, e tem diversas valências e serviços, entre as quais a unidade de saúde pública, o espaço de terapias ocupacionais e o gabinete de saúde oral.
 
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel aproveitou a transferência de competências na área da saúde do Estado para os Municípios para realizar obras de requalificação e modernização do Centro de Saúde. Um investimento superior a 300 mil euros, concretizado com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) enquadrado no apoio para requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.
 
A área exterior do Centro de Saúde de São Brás de Alportel acolhe agora o novo Jardim José Lourenço Viegas, em resultado de uma obra de valorização, que criou uma nova área de lazer, novas áreas plantadas, zonas de sombra, ampliação da zona de estacionamento e adequou o espaço ao nível da acessibilidade para todos os cidadãos.
 
Um investimento na ordem dos 90 mil euros que contou com financiamento da Agência Portuguesa do Ambiente IP, no âmbito do protocolo de colaboração técnica e financeira para "soluções de contingência em contexto de seca".
 
Já o novo edifício da Unidade de Saúde Familiar que vai nascer junto à Rua das Comunidades, a sul do Terminal Rodoviário e junto ao Monumento aos Combatentes, representa um investimento superior a 2,2 milhões de euros, tendo a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) sido aprovada.
 
O edifício que vai ter uma área bruta de construção de 745,50 m2, inclui seis gabinetes médicos, sala de enfermagem, duas salas de tratamento, sala de aerossóis, sala de saúde materna e infantil a par das zonas de atendimento dos utentes, zonas de espera, instalações sanitárias e as zonas administrativas e técnicas para apoio aos profissionais.
 
Prevê-se que o edifício esteja pronto e a funcionar após 18 meses do início da sua construção.