Os trabalhos estão orçados em dois milhões de euros, vão ser feitos ao abrigo de um plano de ação para diminuir a sinistralidade ferroviária e garantir a segurança das pessoas e implicam a construção da nova passagem superior pedonal, ao quilómetro 301,6 da Linha do Sul, junto à Estação de Tunes, precisou a Infraestruturas de Portugal em comunicado.
A empresa gestora da rede ferroviária adiantou que a empreitada vai também “eliminar duas passagens de nível existentes nas imediações”, uma na Linha do Algarve - que serve a região em dois ramais, entre Lagos e Tunes e entre Tunes e Vila Real de Santo António - e outra na Linha do Sul - que liga o Algarve, a partir de Tunes, a Lisboa.
“A nova passagem pedonal será equipada com elevadores, garantindo acessibilidade para todos, incluindo pessoas com mobilidade condicionada, promovendo o acesso seguro aos terrenos e habitações de ambos os lados do canal ferroviário”, destacou a IP.
Em causa está um investimento de dois milhões de euros, quantificou a IP, estimando a conclusão da obra para o terceiro trimestre de 2026.
A empresa salientou que os trabalhos vão ser realizados no âmbito de um “plano de ação que a Infraestruturas de Portugal (IP) tem vindo a implementar desde 2024, com o objetivo de reduzir a sinistralidade em passagens de nível”.
A IP justificou a necessidade de intervir na redução da sinistralidade em passagem de nível com os “riscos que implica para a segurança das pessoas e para a circulação ferroviária”, frisando que está previsto um montante de 300 milhões de euros para o plano de ação.