Desporto

IPDJ recebeu hoje cerimónia de apresentação dos Jogos de Quelfes

Teve hoje lugar na Direção Regional do Algarve do IPDJ, em Faro, a cerimónia de apresentação dos IX Jogos de Quelfes.

PUB
 
Os Jogos de Quelfes constituem-se como um ponto de encontro, celebração desportiva e cultural para as diversas comunidades escolares envolvidas e têm desempenhado um papel importante na região do Algarve, não só ao nível do desenvolvimento desportivo e da promoção dos valores éticos no desporto no 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também no que respeita a objetivos mais amplos, nomeadamente a promoção da dimensão humanista do Olimpismo enquanto filosofia de vida e instrumento de educação para a cidadania. 
  
A Estafeta «Chamada para os Jogos» arrancou no dia 9 de janeiro, em Olhão, na Escola de EB1 de Marim, que lhe deu origem e tem passado por várias localidades, num total de 21 municípios da Península Ibérica que acolhem esta iniciativa.
 
A Estafeta termina em São Brás de Alportel, concelho sede da cerimónia de abertura da edição deste ano, que acontece no dia 11 de maio, no Cine-Teatro S. Brás, sendo que o encerramento terá lugar no dia 25 de maio, no IPDJ, em Faro.
 
A organização dos Jogos de Quelfes é levada a cabo por uma Comissão Organizadora própria, que envolve a Associação Jogos de Quelfes, a Academia Olímpica de Portugal, Academia Olímpica Espanhola, o Comité Paralímpico de Portugal, a Delegação Regional de Educação, os Municípios de Ayamonte, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, Juntas de Freguesia, Associações, Agrupamentos de Escolas e a Direção Regional do Algarve do IPDJ, IP.
 
De acordo com Gustavo Marcos, mentor dos jogos de Quelfes, a edição deste ano irá envolver 2000 alunos/professores com a participação de um total de 29 Agrupamentos Escolares da região do Algarve e também da vizinha Espanha.
 
Deu a conhecer o trabalho que está a ser levado a cabo, no sentido de transmitir a pedagogia do olimpismo aos mais novos, quer através da edição de um livro e de um jornal mensal, ou de fichas pedagógicas aplicadas nas escolas. 
 
Na cerimónia desta tarde, estiveram presentes representantes de todos os concelhos que integram o programa, bem como o diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, que mais uma vez enalteceu a ideia de Gustavo Marcos, frisando que o segredo deste tipo de eventos "é a partilha ou a parceria entre entidades, neste caso, Estado - Autarquias e Clubes, palavras-chave que temos de vincar".
 
Tiago Viegas, Presidente da Academia Olimpica de Portugal, referiu o desejo dos Jogos de Quelfes se expandirem mais, salientando que "se este ano temos 2000 pessoas no programa, devemos ambicionar chegar ás 10 mil". 
 
Deu os parabéns a Gustavo Marcos, pelo trabalho desenvolvido, e parafraseando Custódio Moreno, disse que se Pierre de Coubertin, estivesse presente "daria os parabéns ao homem que idealizou os Jogos de Quelfes".