Sociedade

IPMA prevê agravamento no estado do tempo a sul

Segundo informação do Instituto Português do Mar e Atmosfera, o estado do tempo vai piorar nas próximas horas.

PUB
 
Devido a esta instabilidade metereológica, o IPMA colocou quatro distritos do continente sob alerta laranja.
 
Faro, Setúbal, Évora e Beja estão sob alerta laranja devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada.
 
Para Faro a máxima prevista é de 17ºC.
 
Os quatros distritos mais a sul de Portugal continental estão sob o segundo nível mais grave de uma escala de quatro, pelo menos até às 12:00 de hoje.
 
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco elevado a moderado, enquanto o amarelo representa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.
 
Os restantes 14 distritos estão sob aviso amarelo até ao final do dia, pelos mesmos motivos.
 
Para Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o IPMA prevê aguaceiros fortes, com possibilidade de queda de granizo e trovoada.
 
Também se pode esperar céu muito nublado no país e neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
 
As previsões apontam ainda para uma ligeira subida nas temperaturas sendo que, as máximas vão rondar os 18 graus celsius em Lisboa, enquanto no Porto e Faro chegam aos 17. Leiria será a cidade mais quente hoje com máximas esperadas de 19 graus.
 
Na ilha da Madeira, as temperaturas variam entre os 14 e os 18 de máxima no Funchal, sendo esperados períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.
 
Nos Açores, o IPMA prevê para as ilhas do grupo ocidental e central períodos de céu muito nublado com boas abertas, enquanto no grupo oriental está ainda prevista a possibilidade de aguaceiros fracos durante a madrugada.
 
As temperaturas variam entre os 12 de mínima em Ponta Delgada (16 de máxima) e os 13 de mínima em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo, cujas máximas vão ronda os 18.