Com esta distinção, o Algarve soma quatro vitórias nesta categoria ao longo dos últimos anos — 2025, 2020, 2012 e 2011.
A competição nesta categoria incluiu outros destinos de referência do sul da Europa no segmento de sol e mar, como Costa del Sol, Grécia, Lanzarote e Espanha.
Num comunicado, a ATA diz que a escolha do Algarve «reflete a perceção consistente, por parte dos profissionais irlandeses do setor, da qualidade, diversidade e atratividade da oferta turística da região, bem como a solidez da relação que o destino tem construído ao longo do tempo com este mercado».
O mercado irlandês assume um peso particularmente expressivo para o Algarve. Em 2024, a região foi o principal destino nacional dos turistas irlandeses que visitaram Portugal, concentrando 75,2% das dormidas, o que posiciona a Irlanda como o 3.º mercado externo mais relevante para o Algarve.
Este padrão mantém-se em 2025: no período acumulado entre janeiro e julho, o Algarve voltou a concentrar 74,8% das dormidas dos turistas irlandeses em Portugal.
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, esta distinção reflete uma relação de confiança construída ao longo do tempo: "O mercado irlandês é um mercado maduro, com poder de compra e hábitos de viagem consolidados, que reconhece a qualidade e a diversidade da oferta turística do Algarve. Este prémio reforça essa relação e confirma que a região continua a responder às expectativas de um público exigente e fiel."