A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, tomou hoje posse como membro do novo conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), liderado por Manuel Machado (Coimbra).
Os 17 elementos foram hoje eleitos pelos no XXI Congresso da associação, que reúne no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, mais de um milhar de autarcas, entre presidentes de câmara e elementos de juntas de freguesia e das assembleias municipais.
Como é tradição, os membros do conselho diretivo são apresentados por indicação dos partidos, tendo em conta os resultados eleitorais autárquicos: o PS vai ocupar nove lugares neste órgão, o PSD seis e a CDU dois.
O PS, partido que venceu em mais câmaras, indicou Manuel Machado, de Coimbra, como presidente da ANMP.
São vice-presidentes da ANMP Ribau Esteves (PSD), presidente de Aveiro, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), de Vila Nova de Gaia, Almeida Henriques (PSD), de Viseu, e Susana Amador (PS), presidente de Odivelas.
À direção da ANMP pertencem ainda os socialistas Miguel Costa Gomes (Barcelos), Rui Santos (Vila Real), Isilda Gomes (Portimão), Pedro do Carmo (Ourique), Paulo Fonseca (Ourém) e José Goulart Silva (Horta).
Também os sociais-democratas Manuel Maria Moreira, presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Armando Varela, de Sousel, José Manuel Bolieiro, de Ponta Delgada, e João Moura, de Cantanhede, tomaram hoje posse.
O ex-presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, atualmente presidente da assembleia municipal deste município, e Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, são os nomes indicados pela CDU e completam a nova direção.
O XXI Congresso tem presentes 852 delegados. Manuel Machado foi eleito com 686 votos dos 734 votantes, 42 votaram em branco e registaram-se ainda seis nulos.
O social-democrata Carlos Carreiras, presidente de Cascais, é o presidente da mesa do congresso e também, por inerência, presidente do conselho geral da ANMP.
O conselho geral tem 61 elementos, dos quais 30 socialistas, 21 do PSD, sete da CDU, dois independentes e um do CDS-PP, e é encabeçado por José Luís Carneiro (PS), presidente da Câmara de Baião.
O comunista José Maria Pós-de-Mina, presidente de Moura, é o novo presidente do conselho fiscal.
O conselho diretivo é o órgão executivo da ANMP, composto por 17 presidentes de câmara, escolhidos conforme os resultados das últimas eleições autárquicas.
A 29 de setembro, o PS obteve a presidência de 150 câmaras, o PSD de 106, a CDU de 34, os independentes de 13 e o CDS de cinco.