Portimão

Isilda Gomes

 
É Presidente da Câmara Municipal de Portimão desde 2013, sendo de realçar o seu vasto percurso ligado à causa pública.

 
Isilda Maria Prazeres Varges Gomes é natural da Freguesia de Mido, Concelho de Almeida, Distrito da Guarda e nasceu a 16 de Setembro de 1951.
 
Como formação base, é licenciada em Ensino de Matemática e Ciências, tendo construído a sua formação académica ao longo da vida. 
 
Isilda Gomes possui o Curso de Formação na Prevenção Secundária da Toxicodependência feito no Centro de Estudos de Profilaxia da Droga, em Lisboa.
 
Concluiu uma Pós-Graduação subordinada ao tema:“Adolescência Caminhos do Futuro”, na Faculdade de Medicina de Lisboa. Possui Curso de Planificação e Avaliação de Programas de Prevenção Comunitária e Curso de Formação de Formadores para a Prevenção do Consumo das Drogas.
 
Frequentou Mestrado em Educação Social na Universidade de Sevilha.
 
O seu percurso profissional foi dividido entre o ensino, tendo sido professora do 2º ciclo na Escola Eng.º Nuno Mergulhão em Portimão e a atividade política, tendo já ocupado diversos cargos ao serviço da comunidade.
 
Em 1996, foi nomeada Coordenadora do Núcleo Distrital do Projecto Vida-Algarve.Dois anos mais tarde, foi nomeada como 1ª Coordenadora da Agência Regional do Algarve do Programa Vida Emprego.
 
Foi Vereadora a tempo inteiro na Câmara Municipal de Portimão entre 2000 e 2003, tendo nessa altura passado a Vice-Presidente da autarquia até Maio de 2005.
 
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Portimão de 2005 a 2007.
 
Isilda Gomes foi Vice-presidente da Assembleia Metropolitana do Algarve de 2005 a 2007 e Delegada Regional do Algarve do Instituto do Emprego e Formação Profissional no mesmo período.
 
Um outro cargo que cumpriu foi o de Governadora Civil do Distrito de Faro de 01 de Junho de 2007 a 13 de Agosto de 2009.
 
Em 2009, foi eleita deputada à Assembleia da República nas eleições legislativas, mas acabou por suspender o mandato passados alguns meses, acabando por regressar ao cargo de Governadora Civil.
 
Foi eleita em 2013, Presidente da autarquia de Portimão.Os seus cargos políticos mais relevantes são o de Presidente da Comissão Politica Concelhia do PS de Portimão, Presidente da mesa da Assembleia Geral de Militantes de Portimão.
 
Em 2017 foi reeleita para um segundo mandato para a autarquia de Portimão, com 44.56% dos votos, contra 24.36% do CDS-PP.PPD/PSD.MPT.PPM
 
É Membro da Comissão Politica da Federação do PS Algarve.
 
De realçar ainda os cargos de Presidente da mesa da Comissão Politica da Federação, Membro da Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira.
 
O nome de Isilda Gomes está ainda ligado à Comissão politica Nacional, bem como ao Secretariado Nacional do Partido Socialista.
 
Em 26 de setembro de 2021, volta a ganhar nas eleições autárquicas, para um terceiro mandato como Presidente da Câmara Municipal de Portimão, com 39.88% dos votos, contra 17.54% do PPD/PSD.MPT.PPM.
(+) Portimão

João Pinto

Rafael Pacheco

Mariana Pinto

Daniel Marreiros

Luís Costa