Sociedade

IV Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira destaca Ano Internacional das Leguminosas

Entre os dias 1 e 4 de setembro, terá lugar a IV Feira da Dieta Mediterrânica, no centro histórico de Tavira.

PUB
 
A abertura oficial da Feira terá lugar no dia 1 de setembro, pelas 18 horas, e irão marcar presença as instituições coorganizadoras e dezenas de organizações convidadas de todas as áreas relacionadas com a Dieta Mediterrânica.
 
No momento em que Portugal e Tavira iniciam a coordenação anual dos 7 estados e Comunidades da Dieta Mediterrânica, esta será a 4.ª edição de um projeto que vem evoluindo de forma sustentável cumprindo todos objetivos para que foi criado, ou seja, transmissão às comunidades dos valores culturais ancestrais da Dieta Mediterrânica, educação para a saúde alimentar e os estilos de vida saudáveis, valorização dos produtos do mar e da terra, endógenos e de proximidade, respeito pelo ambiente, os ecossistemas e as paisagens culturais, confraternização entre gerações, convivialidades, amizade e partilha. 
 
Na edição de 2016 será dado particular destaque ao Ano Internacional das Leguminosas, decretado pela FAO, e desenvolvidos espaços e espetáculos para as crianças e jovens.
 
A programação apresenta atrativos para todas as idades e públicos: feira institucional, mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, experiências culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, atividade física, apresentação de edições de livros e discos, conferências e debates, visitas ao património e às exposições na cidade, jogos e espetáculos para crianças, jardim mediterrânico, restaurantes, tascas e artesanato.
 
No campo da música serão abrangidas várias geografias do Mediterrâneo com propostas diárias. 
 
Destaque para os concertos, sempre pelas 22h30, na Praça da Republica, no dia 1 de setembro pela artista portuguesa Dulce Pontes, no dia 2 de setembro Canzionere Grecanico Salentino, fundado em 1975 e considerado o melhor grupo italiano de música popular salentina, no dia 3 de setembro o virtuoso guitarrista de flamenco considerado o melhor da sua geração, vencedor de um Grammy na categoria musica latina, melhor álbum de musica flamenca Vicente Amigo, e um espetáculo com os D.A.M.A.. 
 
Haverá ainda as presença de muitos outros projectos como dos algarvios Flor de Sal – Ana Figueiras (flauta de bisel e voz) e Zé francisco (guitarra e voz), música e dança flamenco/árabe com um “Encuentro Flamenco Árabe”, bailes com os Qualia, Afterauers, sons ibéricos pelo aclamado guitarrista Pedro Jóia e o Quarteto Arabesco com o projecto “Paixão ibérica”, José Manuel Neto – fado e guitarra portuguesa com o seu recente projecto a solo e os sobejamente conhecidos Adiafa. Música “Sufi e Dança Derviche en el Mediterraneo”,  música flamenca/árabe na voz das Mujeres Mediterráneas, os sons marroquinos trazidos pelos Basidou e ainda Fandango - Gabriel Gomes (acordeão) e Luís Varatojo (guitarra portuguesa) e música klezmer com os  Meleck Mechaya.
 
O público infanto-juvenil terá mais um espaço de interesse com programação especializada a pensar em si e nas famílias. Em frente ao Palácio da Galeria nascerá um pequeno teatro que contará com espetáculos de música, teatro e jogos. Com as Companhias Circolando, Teatro e Marionetas Mandrágora, Bonecos e Campaniça, Funganguinhos e muitas mais surpresas...
 
A gastronomia mediterrânica, com sabores do mar e da terra, estará em destaque na “Praça da Convivialidade”, localizada junto ao Castelo de Tavira no Parque do Palácio da Galeria. Também os restaurantes do litoral, do barrocal e da serra se associam à Feira da Dieta Mediterrânica e apresentam,durante o certame, ementas mediterrânicas.