Sociedade

IV Semana da Saúde e Bem-Estar de Montenegro de 26 a 31 de Maio

A Junta de Freguesia de Montenegro com a participação de vários parceiros locais ligados à saúde, desporto e bem-estar, organiza de 26 a 31 de Maio, a IV Semana da Saúde e Bem-Estar de Montenegro.

PUB
 
Surf, Ténis, Fitness, Ginástica, Cardiologia, Saúde Familiar, Rastreios, Segurança Infantil, Terapia da Fala, Fisioterapia, Equitação, Podologia ou Nutrição, são muitas as valências que estarão em destaque e abertas à população no sentido de proporcionar oportunidades que melhorem a saúde e o bem-estar.
 
Segundo a organização, o principal objectivo assenta na promoção de hábitos de vida saudáveis, sugestões que possam conduzir a essa mesma dinâmica e, articular os parceiros no sentido de proporcionar um programa vasto e cheio de conselhos úteis para todos os interessados.
 
De sublinhar que, a organização conta com parceiros que colaboram na iniciativa desde o primeiro ano e, saúda o interesse de novos organismos públicos e privados que se têm vindo a associar de ano para ano.
 
No mesmo sentido, esta semana da saúde e bem-estar conta também com a articulação da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa que, desenvolve várias ações junto dos alunos das escolas, o que, para Steven Piedade, “é mais um reforço importante, já que os mais novos aprendem também a melhorar a qualidade de vida de uma forma lúdica e direcionada”.
 
Tendo como pano de fundo a noção de que, a saúde consiste na prevenção da doença, esta iniciativa reúne um conjunto de temas que vão ao encontro desta temática essencial.
 
Para o presidente da junta de freguesia de Montenegro, “o facto de se poderem realizar rastreios gratuitos, fornecer conselhos úteis à manutenção da qualidade de vida e envolver um conjunto de parceiros, torna esta semana muito mais aliciante e um ponto de partida para adotar novos hábitos de vida”.
 
Como linhas principais, ao longo da semana serão apresentados temas como a prevenção de doenças, como adotar uma alimentação saudável e equilibrada, a importância de aumentar a prática regular de atividade física e, acima de tudo, o quão importante é a responsabilidade pessoal para iniciar uma nova etapa de vida.
 
Para o efeito, estarão disponíveis vários profissionais “munidos” de conhecimento e de capacidade para vincar os pontos acima referidos.
 
As iniciativas incluem rastreios (diabetes, risco cardiovascular, HIV, índice massa corporal, tensão arterial, aptidão física, podológico, hipercolesterimia, osteoporose, oftalmológico), consultas de nutrição, workshops, propostas de atividade física em ginásios, entre outras ações, disponíveis para todos os interessados.
 
Ao Algarve Primeiro, o presidente da Junta de freguesia adiantou que, “a oferta de serviços disponíveis nesta semana temática, serve por um lado, para mostrar à comunidade, a grande oferta de serviços que existe nestas áreas e, ao mesmo tempo, dar oportunidade às pessoas de experimentarem gratuitamente, esses mesmos serviços".
 
Outra das vertentes em destaque é a participação de Pastelarias e Restaurantes que apresentam neste enquadramento, menus saudáveis, ou mesmo uma casa de móveis e uma sapataria que oferecem descontos na compra de produtos ortopédicos.
 
Para Steven Piedade, “esta iniciativa é muito importante para a freguesia e, estou certo de que vai melhorar hábitos de vida, pois no fundo é o que se pretende com este trabalho conjunto”.
 
Ao mesmo tempo, este responsável sublinha que, “esta é uma de muitas possibilidades que a junta apoia, pelo que fica a porta aberta para outras ideias (parceiros) que possam merecer destaque e interesse junto da comunidade”.