Curiosidades

Já conhece a Síndrome de Trihiper?

 
O psiquiatra Augusto Cury, autor de várias obras, entre elas, “Liberte-se da prisão das emoções”, descreve a Síndrome de Trihiper como um conjunto de comportamentos, que somados, podem levar os indivíduos a desenvolver depressão, síndrome de pânico e outras doenças psicossomáticas.

Com o intuito de chamar a atenção para a prisão emocional que esta síndrome acarreta, sem esquecer a inerente diminuição da qualidade de vida e das relações, este especialista apresenta aquilo que está na base do Trihiper. Como o próprio nome indica, trata-se de uma combinação excessiva de três fatores, são eles, a hipersensibilidade, a hiperpreocupação e o hiperpensamento. Qualquer uma das três é altamente prejudicial para o indivíduo, sendo que se fala de uma síndrome trihiper quando os três fatores se combinam ao mesmo tempo.
 
Esta síndrome caracteriza-se pela hipersensibilidade emocional que faz com que uma pessoa viva a dor dos outros , que se preocupe com tudo menos consigo mesma. Ao mesmo tempo, estas pessoas sofrem intensamente quando são ofendidas e perante pequenos problemas do dia a dia. A hiperprodução de pensamentos representa a síndrome SPA que é a síndrome do pensamento acelerado. Neste sentido, a síndrome de trihiper contem a síndrome SPA que gera fadiga excessiva devido ao roubo de energia cerebral provocado pelo excesso de pensamentos, ansiedade, déficit de concentração, deficit de memoria, insatisfação perante a rotina. Também a hiperpreocupação com a imagem social faz com que uma pessoa espere muito dos outros, gravite em torno do que dizem e pensam dela, pelo que, uma pequena rejeição ou critica é capaz de estragar o seu dia ou a semana. Normalmente as pessoas portadoras da Síndrome Trihiper “são as melhores pessoas da sociedade. São ótimas para os outros mas péssimas para si mesmas, por terem menos defesas, o que as torna mais expostas aos transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade.”
 
Certifique-se se tem um ou os três comportamentos seguintes:
 
1) É hipersensível? Fica excessivamente magoado quando alguém lhe diz algo diferente do que estava à espera?
 
2) Fica hiperpreocupado com a opinião dos outros a seu respeito?
 
3) É hiperacelerado em termos de pensamentos? Costuma antecipar os acontecimentos e preocupar-se excessivamente em saber mais e antes dos outros? Não consegue parar de pensar em tudo e mais alguma coisa, sempre com o intuito de controlar tudo?
 
Se respondeu afirmativamente a estas três questões que normalmente estão relacionadas, saiba que pode sofrer da Síndrome Trihiper e que precisa de ajuda para se libertar dessa prisão. A tomada de consciência é, desde logo, o primeiro passo para se ajudar a si mesmo, segundo August Cury, depois é preciso reagir. Com a leitura deste seu livro, “muitas pessoas encontraram essa liberdade interior, outras precisaram de recorrer ao apoio psicoterapeutico, mas acima de tudo, conseguiram libertar-se desse peso emocional”, evidencia o autor na sua obra.
 
Fátima Fernandes