Economia

Já há empresas interessadas em construir a nova ponte da Praia de Faro

O último concurso público para a empreitada da nova ponte de acesso à Praia de Faro, no âmbito da intervenção da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, tem três empresas interessadas, cujo prazo de apresentação de propostas foi alargado até esta quinta-feira, dia 4.

PUB
Em declarações ao Algarve Primeiro, o Presidente da Câmara de Faro, mostra-se esperançado sobre o avanço do processo, depois de três concursos terem sido encerrados por falta de candidaturas. «Tenho esperança que desta vez a empreitada possa mesmo avançar, recordo que o preço-base da obra é de 4.9 milhões de euros, e por conseguinte, os concorrentes deverão apresentar um preço inferior». 
 
Ultrapassada esta fase, Rogério Bacalhau refere que «o ideal era iniciar a obra a seguir ao verão, com um prazo de execução de 18 meses, se as coisas correrem bem, esperemos que no verão de 2023, tenhamos o processo terminado».
 
O autarca registou que o Município e a Sociedade Polis, têm feito um esforço para concluir o projeto o mais rapidamente possível, «lembro que os concursos anteriores, em novembro de 2017, dezembro de 2018 e setembro de 2020, não tiverem candidaturas, tendo em conta vários fatores, nomeadamente a primeira crise financeira, depois a crise pandémica, pelo que as coisas não correram bem, mas tenho muita esperança que desta vez possamos levar a obra para a frente porque traria melhores condições de mobilidade para a praia, além de melhores condições de segurança, já que a infraestrutura vai ter duas faixas de rodagem com a entrada e saída da praia muito mais facilitada», explicou.
 
Refira-se que, grande parte do financiamento da empreitada, sob a responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, é assegurada pela Câmara de Faro.
 
A nova ponte vai assim substituir a atual, cujos custos de demolição e remoção serão suportados pela autarquia. Após a construção e entrada em funcionamento da nova estrutura, esta terá uma distância de cerca de 180 metros, com um tabuleiro de 11 metros de largura. O novo tabuleiro permitirá igualmente o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro, contemplando ainda dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a circulação pedonal e ciclável.
 
Ao nosso jornal, o edil registou outros investimentos que foram feitos para valorizar a Praia de Faro, como a recente ligação do aeroporto até à rotunda do Caranguejo, «uma valência muito importante, que inclui a nova ciclovia, com mais conforto, segurança e melhor mobilidade». Foram feitas outras melhorias como a remodelação de um WC e a construção de outro, estando em fase final de concurso a remodelação de outros três WC's. Quanto ao novo parque de campismo, a obra está concluída, «logo que a pandemia passe já temos tudo praticamente a funcionar, incluindo o pessoal que já foi contratado para trabalhar lá, falta apenas a colocação de algum mobiliário, portanto estamos a fazer um conjunto de melhorias para que esta época balnear possa ser ainda melhor do que nos outros anos», sublinhou.