A iniciativa da autarquia tem em vista estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procura relembrar e encorajar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia como é a construção do presépio.
Na categoria de Presépio Tradicional Algarvio, o vencedor foi Fernando Martins.
Já na vertente de Presépio Tradicional Português, a Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Nº4 de Loulé arrecadou o primeiro prémio.
Marília Dias Ramos e Lia Marques Borges foram, respetivamente, as segunda e terceira classificadas.
Neste caso, era obrigatório integrar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais num presépio, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo.
Os primeiros classificados vão receber uma entrada gratuita para duas pessoas em cinco espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala.
O segundo classificado recebe uma entrada gratuita para duas pessoas em três espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala.
Para o terceiro classificado o prémio a atribuir é uma entrada para duas pessoas para os três dias no Carnaval de Loulé 2015.
Refira-se que o júri que avaliou os presépios a concurso foi constituído pelo adjunto do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo, Padre António de Freitas, pároco de Loulé, Susana Melro e Marilia Rodrigues, técnicas da autarquia, e Anabela Guerreiro, artesã.
No decorrer da exposição de Presépios deste concurso, que está patente ao público no edifício do Ateneu, está a ser votado pelos visitantes as menções honrosas, que no encerramento da exposição, dia 6 de Janeiro, serão atribuídas juntamente com os prémios.