A Associação dos Amigos da Cortelha diz em nota de imprensa que, «por estes dias, se canta de porta em porta as Janeiras na Serra do Caldeirão».
É uma tradição que o Grupo de Janeiras da Cortelha «quer manter bem viva, palmilhando sítios e aldeias do interior do concelho de Loulé».
Na mesma nota, a associação adianta que, no âmbito das tradições de Natal, esta iniciativa decorre nos dias 4 e 5 de janeiro e tem em vista «entrar pelo quintal das pessoas que os aguardam nesta altura do ano».
As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação de cantares ao menino e dos Reis por parte de um grupo de pessoas, acompanhadas por instrumentos tradicionais como é o caso do acordeão, pandeireta e dos ferrinhos, à porta das habitações. As Janeiras significam para as gentes da Serra do Caldeirão, «um tesouro de tradições, trazendo à memória, esta recordação que teve o seu início no interior algarvio», explicam os Amigos da Cortelha.
Os cantares vão decorrer em Cortelha, Barranco do Velho, Montes Novos, Salir, Querença, Benafim, entre outras localidades.