Cultura

Janeiro em Albufeira com novas exposições e “A Noite de Molly Bloom” pela ACTA

 
A pintura é a expressão artística que abre as portas da Galeria Samora Barros em Albufeira no início deste ano. Patente até ao dia 29 deste mês de janeiro, estará a exposição de Noélia Encarnação, “Circular com sentido”.

Natural de Lisboa, mas a residir atualmente em Silves, Noélia Encarnação é licenciada em Design da Comunicação e integrou vários projetos no âmbito da ilustração infantil, design de moda e design gráfico. Lecionou a disciplina de Oficina de Artes durante vários anos no 1º ciclo. 
 
Nota da autarquia escreve que nesta exposição, há para apreciar diversas obras criadas através de uma investigação que a artista produziu a partir de diversos eixos relacionados com circularidade e centralidade, no âmbito da sacralidade e da sua relação com o sentido da vida. “Interpreto obras já existentes produzidas ao longo dos tempos e a natureza onde a geometria sagrada faz parte de uma forma extraordinariamente evidente. Baseio-me na numerologia, no simbolismo das cores dos sete chacras, cores que produzem diferentes frequências de ondas de energia enaltecendo sensações e emoções”, diz a autora, que recorre ainda à geometria sagrada e à simbologia dos elementos individuais e das formas. “Na minha investigação destaca-se a forma circular que simboliza a origem de todas as formas subsequentes a esta. O círculo simboliza também o primeiro, a semente, a essência, a base, o construtor e a unidade”.
 
Por seu turno, a Galeria Municipal João Bailote abre as portas no dia 14, a uma exposição coletiva de pintura dos alunos da Academia de Artes de Lídia de Almeida. O tema é a paisagem algarvia e daí o título “Salpicos do Algarve”. Lídia Almeida é natural de Faro, licenciada pela Escola Superior de Belas Artes da Venezuela e mestre em Arte Inca. Especializou-se em diversas técnicas, leciona e é formadora, participando em várias exposições a nível nacional e em Espanha. Em 1990 concretiza um sonho e assim nasce o seu Atelier de Ensino, frequentado por pessoas de diversas profissões e faixas etárias. Segundo o texto que acompanha esta exposição, na “Academia de Arte que Lídia de Almeida criou há mais de 30 anos já passaram dezenas de alunos. Crianças ou adultos de idade avançada, mulheres ou homens, com maior ou menor vocação, todos, continuam a ter aí uma oportunidade de aprender” num “encontro com a dinâmica transformadora da Arte”. Para ver até 11 de fevereiro.
 
Quase no final do mês, a 29, o teatro regressa ao Auditório Municipal de Albufeira, com o espetáculo “A Noite de Molly Bloom”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve. No palco, os atores Glória Fernandes e Bruno Martins dão vida às personagens extraídas do romance mais notável do irlandês James Joyce, “Ulisses”, numa adaptação cénica feita pelo dramaturgo e encenador espanhol, José Sanchis Sinisterra. 
 
Segundo a sinopse da peça: Leopold Bloom é casado com Molly e faz um períplo de 20 horas pela cidade de Dublin. Chega extenuado a casa e quando adormece, a mulher é acometida por uma insónia. E assim começa um solilóquio torrencial, fragmentado, sobre sexo, matrimónio e relações conjugais. Molly queixa-se ainda das infidelidades do marido e das suas manias e ao dar conta dos efeitos que o passar do tempo opera no corpo das mulheres, lembra as imposições das convenções sociais e religiosas. Tudo isto, sem sair do quarto, num texto à altura da obra que o inspirou. A encenação tem a assinatura de Luís Vicente, o diretor da ACTA. Com início às 21h30, o espetáculo é para maiores de 16 anos de idade e os bilhetes, a 5 euros, já podem ser adquiridos na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis das 9H30-12H30; 13H30-17H00) ou no dia do espetáculo, no Auditório Municipal (das 19H30 às 20H30). Mais informações através dos contactos 289 599 645 ou 289 246 948.