Economia

Jantar-debate promovido pela CEAL fez balanço do Turismo do Algarve em 2024

Decorreu em Faro, no Hotel Eva Senses, organizado pela CEAL – Confederação dos Empresários do Algarve, um jantar-debate subordinado ao tema “Turismo do Algarve: Balanço 2024”. O evento, que reuniu empresários, incluindo os membros da direção da CEAL, contou com a participação de André Gomes, representante da Região de Turismo do Algarve (RTA), como orador principal.

PUB
Durante a sua intervenção, André Gomes destacou os principais marcos e conquistas do turismo algarvio ao longo de 2024, abordando temas estratégicos para o futuro da região, como o anunciado lançamento do primeiro voo direto entre Nova Iorque/Newark e Faro, operado pela United Airlines, num passo decisivo para reforçar a acessibilidade do Algarve aos mercados norte-americanos, ampliando a sua projeção internacional e facilitando a chegada de turistas de longa distância.
 
Graças ao turismo, o reconhecimento do Algarve continua a afirmar-se como referência global. Após ser eleito Melhor Destino de Praia da Europa pela 10ª vez consecutiva nos World Travel Awards de 2023, a região alcançou em 2024 o título de Melhor Destino de Praia do Mundo pela terceira vez. 
 
O interesse crescente por parte dos mercados dos EUA, Canadá e Brasil foi também amplamente destacado. Entre os fatores que contribuíram para este crescimento, André Gomes sublinhou a escolha do Algarve como anfitrião da primeira edição do Guia Michelin Portugal, evento de grande prestígio internacional, valorizando o Algarve como destino que vai além do sol e da praia, oferecendo uma diversidade de experiências gastronómicas e culturais, capazes de atrair turistas exigentes e diversificados.
 
André Gomes destacou que “2024 foi um ano de grandes conquistas para o turismo algarvio, mas o trabalho não para. Continuaremos a apostar na inovação e na sustentabilidade para consolidar o Algarve como um destino líder a nível global.”