Jesus Ezquerra, do Sporting/Tavira, foi o destaque da 8.ª etapa da 78.ª Volta a Portugal, que liga a Nazaré a Arruda dos Vinhos, a mais longa etapa da prova, com 208,5 quilómetros de distância.
Jesus Ezquerra foi o primeiro a passar nas duas primeiras Metas Volantes do dia (Bombarral [km 42.0] e Torres Vedras [km 90.9]).
No prémio de Montanha de Montejunto (2.ª categoria), Jesus Ezquerra foi o 2.º, com Ricardo Vilela (Caja Rural) a ser o primeiro a cortar a meta da montanha.
Jesus Ezquerra disse no final da etapa que "tinha falado com o director desportivo para tentar chegar à meta. Tinha a confiança. No final, foi a rasgar! Olhei para trás, tinha um buraco e aproveitei. Era a vitória que precisávamos. Vínhamos com a ideia de ganhar, trabalhar e dar tudo para o nosso chefe de fila, mas as coisas nem sempre correm como queremos. Pedimos calma às pessoas. Trabalhamos bem, mas umas vezes ganhamos, outras não. Toda a equipa sofreu, somos os primeiros a sofrer. Espero que os adeptos desfrutem desta vitória".
Classificação individual na etapa:
1.º Jesus Ezquerra (Sporting/Tavira) 5.02:04h
2.º Samuel Caldeira (W52/FC Porto) a 15s
3.ª Nathan Earle (Drapac) a 17s