Sociedade

JMJ: Cerca de 4.500 jovens de 63 nacionalidades chegam a Portimão, antes de partirem para Lisboa

A partir desta quarta-feira, 26 de julho, cerca de 4.500 jovens peregrinos de 63 nacionalidades e 15 igrejas cristãs chegam a Portimão para o festival ecuménico ‘Welcome to Paradise’, que decorre na cidade até ao próximo dia 31, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), marcada para Lisboa de 1 a 6 de agosto.

PUB
Considerado um dos maiores eventos pré-JMJ 2023, o festival decorre no âmbito da iniciativa nacional ‘Dias nas Dioceses’, possibilitando aos peregrinos conhecer as especificidades da igreja local, as pessoas e a região. 
 
O festival terá como quartel-general o Parque de Feiras e Exposições e o Portimão Arena, estando agendadas atividades para o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Museu de Portimão, Igreja Matriz, Igreja do Colégio, Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, Polidesportivo da Rua António Carmo Provisório e Área Desportiva da Praia da Rocha.
 
Segundo informa o Município de Portimão em comunicado, no evento, os jovens estudantes e trabalhadores, entre os 18 e os 30 anos, poderão compor os seus dias graças à fórmula ‘à la carte’, escolhendo os workshops, concertos, desportos na praia e noites temáticas em que desejam participar. 
 
Será uma semana de oração, troca de experiências, práticas desportivas e de partilhas. São esperadas delegações da Alemanha, França, Hungria, Itália, Letônia, Guadalupe, Brasil, Martinica, Burkina Faso, Costa do Marfim, Madagáscar, Taiwan, Mali, China, entre outras. 
 
Os jovens irão pernoitar em vários estabelecimentos de ensino do município, o mesmo sucedendo com seis dezenas de famílias portimonenses, disponíveis para alojar os participantes neste evento à escala mundial.
 
De acordo com a autarquia, este acontecimento ecuménico internacional é organizado anualmente pela Comunidade Chemin Neuf na abadia francesa de Hautecombe, situada no sul de França, desde 1993. 
 
As conferências contarão com os cardiais Tagle e Czerny, além de diversos bispos, entre os quais os franceses D. Olivier Leborgne e D. Laurent Le Boulc'h, o belga D. Jean Kockerols, o costa-marfinense D. Jacques Assanvo Ahiwa e D. Manuel Quintas, Bispo da Diocese do Algarve.
 
Entre as várias personalidades previstas no festival, merecem destaque o superior geral da Comunidade Taizé, Ir Alöis, o padre François Michon, superior geral da Comunidade Chemin Neuf, sem esquecer o grupo de música da igreja Hilsong, o casal Punto, pastores do movimento jovem na Itália, ou Juliette Gélébart, doutora em neurociência. 
 
As atividades principais do festival serão traduzidas em dez línguas, a saber: português, inglês, alemão, francês, polaco, italiano, checo, neerlandês, flamengo e letão. 
 
‘Welcome to Paradise’ Portimão 2023 em números:
 
4.500 - Participantes
63 - Nacionalidades
60 - Inscrições locais de jovens participantes e voluntários 
50 - Delegações 
28 - Idiomas falados
15 - Igrejas cristãs
18 aos 30 anos – Faixa etária dos participantes
18.113 km - Maior distância percorrida por uma delegação (Nova Caledónia)