De 26 a 31 de julho, Loulé vai recebe perto de mil jovens no âmbito da Jornada Mundial da Juventude que acontece em Lisboa, em agosto. São jovens vindos da Polónia, Itália, Alemanha, Eslovénia, Kuwait e França vão estar na cidade algarvia.
Segundo nota do município de Loulé, a ideia é proporcionar aos 989 jovens peregrinos "um primeiro encontro e convívio, antes do grande evento de Lisboa". Para tal, os participantes ficarão integrados nas comunidades paroquiais das várias dioceses do País.
Além de Loulé, no Algarve, a iniciativa “Dias na Diocese”, promovido pelo Comité Organizador Diocesano e que conta com o apoio dos municípios, irá acontecer também em Faro, Portimão e Tavira. 60 países, 2 cardeais, 1 bispo, 140 padres e 70 consagrados são os números apontados pela organização para as quatro cidades.
Em Loulé, o culto mariano da Nossa Senhora da Piedade – Mãe Soberana – será um dos elementos inspiradores para os jovens, até porque a Jornada decorre sob o tema de “Maria, a Mãe e a Mulher”. Daí que uma romaria ao Santuário seja um dos pontos mais relevantes do programa de atividades, adianta a mesma fonte.
Além do acolhimento por parte de 11 famílias do concelho, os grupos ficarão alojados na Escola EB2,3 Padre João Coelho Cabanita e no Pavilhão Desportivo Municipal Professor Joaquim Vairinhos.
O evento da responsabilidade da Diocese do Algarve contará com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, de diversas juntas de freguesia, das Escolas EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita e Engenheiro Duarte Pacheco, das empresas municipais, assim como da participação de mais de 80 voluntários.
O Município, por seu lado, atribuiu um subsídio de 50 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Sebastião para apoio a toda a logística do evento e será responsável pela higienização dos espaços e pelo transporte para as atividades da semana.
A receção, a 26, acontece no Santuário. Já no dia 27, os peregrinos participam numa sessão de boas-vindas pelo pároco de Loulé, Carlos Aquino, e pelo presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco. Este será um dia de descoberta já que os jovens terão a oportunidade de conhecer alguns pontos da cidade, assim como diversos locais onde decorrerão as eucaristias: Centro Paroquial, Igreja Matriz, Convento do Espírito Santo e Igreja de S. Francisco.
À noite há um encontro de partilha de culturas, junto ao Monumento.
O dia 28 será marcado por ações de voluntariado em diversas instituições de solidariedade social da cidade ou iniciativas de carácter ambiental.
Às 22h00, acontece a procissão para o Santuário da Nossa Senhora da Piedade, num momento em que os jovens irão percorrer o trajeto da Festa da Mãe Soberana, vivenciando um pouco a procissão da Mãe Soberana. A Banda Filarmónica “Artistas de Minerva” acompanhará o percurso e, no final, os peregrinos serão presenteados com um espetáculo de fados.
Um itinerário cultural, com passagem pelo principal património da cidade como os Banhos Islâmicos, o Mercado ou o Castelo, e a realização de algumas atividades desportivas, são as propostas para a manhã de 29, dia que culminará com um baile de verão (aberto à comunidade), no Monumento Engº Duarte Pacheco.
No domingo, 30 de julho, os 2700 peregrinos que nestes dias estarão na região reúnem-se no Estádio Algarve para participar numa eucaristia conjunta e num concerto com a banda internacional Gen Verde. Uma banda que teve origem em 1966, em Itália, composta por 19 artistas de 14 países. O Gen Verde fez parte do programa oficial da Jornada Mundial da Juventude no Panamá e também já atuou em Loulé.
O dia 31 de julho marca a partida dos grupos de Loulé rumo à Jornada Mundial da Juventude. De 2 a 6 de agosto Lisboa será o palco deste evento que contará com a presença do Papa Francisco.
O autarca Vítor Aleixo mantém a confiança neste desafio organizativo uma vez que o Município tem uma “máquina oleada” em termos da realização de outros eventos desportivos e culturais.
“Vamos receber com muita alegria, carinho e amor estes jovens que nos visitam de vários pontos do mundo. Vai ser um momento muito positivo para eles como pessoas, vão conhecer o que é a Igreja Católica na sua organização local e vão ter também uma oportunidade única de conhecer a nossa cultura, os nossos hábitos, a forma como recebemos. Queremos que seja um momento que eles levem pela sua vida fora e que partam com a vontade de regressar e de nos conhecer ainda melhor”, sublinhou.