Desporto

Joana Shenker obrigada a ganhar a próxima etapa para ser bicampeã Mundial

Foto:João Araujo
Foto:João Araujo  
Joana Shenker foi galardoada pelo Presidente da Assembleia da República.

 
A portuguesa Joana Schenker, campeã mundial de bodyboard em título, e representante da Associação de Bodyboard de Sagres, concelho de Vila do Bispo, ficou obrigada a ganhar a próxima etapa para ser bicampeã Mundial, tendo dividido com a brasileira Isabela Sousa, múltipla campeã do Mundo, o 1º lugar (pontos e dinheiro) na grande final do Portugal Sintra Pro, 3ª etapa do circuito mundial bodyboard feminino, ao não conseguirem decidir a vencedora devido ao nevoeiro que se fez sentir todo o dia de domingo.
 
Tinham decorrido cerca de 8 minutos (num total de 30 minutos) da final, quando o nevoeiro tornou impossível aos juízes visualizar as atletas na água, colocando a final em "stand-bye" até que o nevoeiro se dissipasse e permitisse visualizar as atletas. Tal não veio a acontecer todo o dia, o nevoeiro tornou impossível a continuidade (e conclusão) da bateria, forçando a organização a cancelar a grande final.
 
As regras do circuito mundial indicam que o ‘prize money e pontos’ do 1ºlugar são distribuídos pelas duas atletas. A japonesa Ayaka Suzuki (3ª em Sintra) mantém a liderança no ranking mundial, na frente de Schenker (2ª), à entrada da última prova, dentro de três semanas, na Nazaré.
 
A portuguesa, de 30 anos, está obrigada a ganhar a próxima etapa para ser bicampeã Mundial.
 
"É claro que estou desiludida, pois queria ganhar", assumiu Schenker, acrescentando: "Aqui foi uma força maior, foi a Natureza que decidiu. Agora, continua tudo igual, na Nazaré não tenho nem mais nem menos pressão."
 
Joana, foi também galardoada pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, com o prémio de melhor atleta portuguesa em prova. 
 
 
Schenker conseguiu ainda as duas notas mais altas e melhor score do Campeonato Mundial Feminino.