Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

João Fernandes

João Fernandes
Imprimir Partilhar por email
João Fernandes nasceu a 26 de fevereiro de 1974, é natural do Porto e Presidente do Turismo do Algarve (Região de Turismo do Algarve e Associação turismo do Algarve).
 
Signo:Peixes
 
Onde reside:Faro
 
Tempos livres: Não tenho, mas o pouco é em família e na companhia de amigos; ver filmes; ler um bom livro; passear em contacto com a natureza e ouvir boa música.
 
Livros:«Cisnes Selvagens», de Jung Chang; «O Livreiro de Cabul», de Asne Seierstad; “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Marquez; «A Insustentável Leveza do Ser» de Milan Kundera.
 
Qualidade:Ser benfiquista
 
Defeito:Teimoso
 
Percurso Profissional Académico: É licenciado em Engenharia do Ambiente (1997) e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Universidade do Algarve (2007). Ao longo do seu percurso profissional, investiu em formação avançada nas áreas do Turismo, Gestão, Marketing, Recursos Humanos e Ambiente, pelo ISCTE, Hospitality Management Institute, Ecole Hôtelière de Lausanne e Novaforum - Universidade Nova de Lisboa.
 
É Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Presidente da Associação Turismo do Algarve (ATA), Presidente da Assembleia-Geral da Associação Rota Vicentina e Vice-Presidente da Direção da Associação Musical do Algarve (AMA - associação de carácter cultural sem fins lucrativos). É ainda Membro do Observatório Municipal de Turismo de Silves - Câmara Municipal de Silves, Representante do Conselho Fiscal e Membro da Assembleia Geral da AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve. Desde junho de 2016, coordena pela RTA o Programa 365 Algarve (Programa de animação turístico-cultural). 
 
Entre outras funções, foi Vice-Presidente Região de Turismo do Algarve, da Associação de Turismo do Algarve (2013-2014); Membro do Conselho Municipal do Turismo - Câmara Municipal de Faro (2012-2013); Diretor do Agrupamento de Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve, do Turismo de Portugal, I.P (2009-2013) e Coordenador do Núcleo de Planeamento, Avaliação e Certificação no Centro de Formação Profissional de Faro, IEFP, I.P. (2006-2009). Entre 2006 e 2009, assegurou a coordenação dos Centros Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Faro, do Pólo de Quarteira e do Centro de Emprego de Portimão, IEFP, I.P. Durante o ano letivo 1997-98, foi docente (regime de colaboração) na Unidade Ciências Tecnologia Recursos Aquáticos da Universidade do Algarve - Licenciatura de Engenharia do Ambiente, nas disciplinas de Fenómenos de Transferência e Desenho Técnico.
 
Ao longo dos anos tem integrado equipas de diversos projetos nacionais e internacionais nas áreas do Turismo e da Qualificação, dos quais se destacam: a candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, que deu origem ao reconhecimento da Unesco em 2013; a construção do Programa Formação-Algarve (setor do Turismo), que resultou na Portaria n.º 297/2012, de 28 de Setembro, visando combater os efeitos da sazonalidade no emprego na região do Algarve e reforçar a competitividade e a produtividade das empresas; autor e organizador do programa – empreendeTUR – Programa de empreendedorismo direcionado para o setor do turismo no Algarve; membro da equipa do Pólo de Competitividade - Turismo 2015, responsável pelo Projeto “Centro de Investigação e Formação Avançada para o Turismo no Algarve”, pelo Turismo de Portugal, I.P. Foi ainda membro dos painéis de consulta – “Relatório de Sustentabilidade do Turismo em Portugal” e do “Alinhamento do Plano Regional de Turismo do Algarve com o Plano Estratégico Nacional para o Turismo”, pelo Turismo de Portugal, Roland Berger e Entidade Regional de Turismo do Algarve. Colaborou com a Universidade do Algarve, enquanto consultor, para a criação de Regulamento de Reconhecimento de Competências no Ensino Superior, atualmente em vigor. Foi responsável pelo Projeto de Construção e Manutenção de um Campo de Golfe de Treinos na Estação Agrária de Tavira – Protocolo de Colaboração entre: IEFP, I.P., IP; C.M. Tavira; DRA Algarve e Associação do Sotavento Algarvio.
 
Autor de quatro referenciais de formação nas áreas do Golfe e Ambiente. Participou em vários artigos científicos na área de tratamento e reutilização de águas residuais, publicados em revistas nacionais da especialidade. Foi orador convidado em seminários e congressos nacionais e internacionais, nas áreas da Educação/Formação e do Turismo. Foi igualmente formador em organizações públicas e privadas nas áreas de Qualificação, Ambiente e Turismo.  
 
Filme Preferido:“Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatori; “Cem Anos de Solidão”(?)
 
Música:“Satisfaction”, dos Rolling Stones
 
Instrumento Musical:Guitarra elétrica
 
Clube de Futebol:Benfica
 
Prato de Eleição:Arroz de polvo
 
Personalidades que admira: Stephen Bantu Biko; Nelson Mandela; Mahatma Gandhi; Papa Francisco; Barack Obama; Eusébio; António Guterres; Yuval Noah Harari; Albert Einstein; Bono Vox; Malala Yousafzai
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

António Hamrol



-

António Branco



-

Miguel Freitas



-

Nuno Aires



-

Luís Vicente



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Golfinhos encurralados na Ria Formosa salvos a tempo

Golfinhos encurralados na Ria Formosa salvos a tempo

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Incêndios:Fuzileiros patrulham zonas rurais do Algarve

Incêndios:Fuzileiros patrulham zonas rurais do Algarve

ver mais
 
VRSA:Novo trabalho de Fernando Pessanha apresentado no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

VRSA:Novo trabalho de Fernando Pessanha apresentado no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

ver mais
 
Exposição em Loulé com “O Homem que só queria ser Tóssan”

Exposição em Loulé com “O Homem que só queria ser Tóssan”

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio