Algarve

João Fernandes

 
João Fernandes nasceu a 26 de fevereiro de 1974, é natural do Porto e Presidente do Turismo do Algarve (Região de Turismo do Algarve e Associação turismo do Algarve).

 
Signo:Peixes
 
Onde reside:Faro
 
Tempos livres: Não tenho, mas o pouco é em família e na companhia de amigos; ver filmes; ler um bom livro; passear em contacto com a natureza e ouvir boa música.
 
Livros:«Cisnes Selvagens», de Jung Chang; «O Livreiro de Cabul», de Asne Seierstad; “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Marquez; «A Insustentável Leveza do Ser» de Milan Kundera.
 
Qualidade:Ser benfiquista
 
Defeito:Teimoso
 
Percurso Profissional Académico: É licenciado em Engenharia do Ambiente (1997) e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Universidade do Algarve (2007). Ao longo do seu percurso profissional, investiu em formação avançada nas áreas do Turismo, Gestão, Marketing, Recursos Humanos e Ambiente, pelo ISCTE, Hospitality Management Institute, Ecole Hôtelière de Lausanne e Novaforum - Universidade Nova de Lisboa.
 
É Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Presidente da Associação Turismo do Algarve (ATA), Presidente da Assembleia-Geral da Associação Rota Vicentina e Vice-Presidente da Direção da Associação Musical do Algarve (AMA - associação de carácter cultural sem fins lucrativos). É ainda Membro do Observatório Municipal de Turismo de Silves - Câmara Municipal de Silves, Representante do Conselho Fiscal e Membro da Assembleia Geral da AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve. Desde junho de 2016, coordena pela RTA o Programa 365 Algarve (Programa de animação turístico-cultural). 
 
Entre outras funções, foi Vice-Presidente Região de Turismo do Algarve, da Associação de Turismo do Algarve (2013-2014); Membro do Conselho Municipal do Turismo - Câmara Municipal de Faro (2012-2013); Diretor do Agrupamento de Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve, do Turismo de Portugal, I.P (2009-2013) e Coordenador do Núcleo de Planeamento, Avaliação e Certificação no Centro de Formação Profissional de Faro, IEFP, I.P. (2006-2009). Entre 2006 e 2009, assegurou a coordenação dos Centros Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Faro, do Pólo de Quarteira e do Centro de Emprego de Portimão, IEFP, I.P. Durante o ano letivo 1997-98, foi docente (regime de colaboração) na Unidade Ciências Tecnologia Recursos Aquáticos da Universidade do Algarve - Licenciatura de Engenharia do Ambiente, nas disciplinas de Fenómenos de Transferência e Desenho Técnico.
 
Ao longo dos anos tem integrado equipas de diversos projetos nacionais e internacionais nas áreas do Turismo e da Qualificação, dos quais se destacam: a candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, que deu origem ao reconhecimento da Unesco em 2013; a construção do Programa Formação-Algarve (setor do Turismo), que resultou na Portaria n.º 297/2012, de 28 de Setembro, visando combater os efeitos da sazonalidade no emprego na região do Algarve e reforçar a competitividade e a produtividade das empresas; autor e organizador do programa – empreendeTUR – Programa de empreendedorismo direcionado para o setor do turismo no Algarve; membro da equipa do Pólo de Competitividade - Turismo 2015, responsável pelo Projeto “Centro de Investigação e Formação Avançada para o Turismo no Algarve”, pelo Turismo de Portugal, I.P. Foi ainda membro dos painéis de consulta – “Relatório de Sustentabilidade do Turismo em Portugal” e do “Alinhamento do Plano Regional de Turismo do Algarve com o Plano Estratégico Nacional para o Turismo”, pelo Turismo de Portugal, Roland Berger e Entidade Regional de Turismo do Algarve. Colaborou com a Universidade do Algarve, enquanto consultor, para a criação de Regulamento de Reconhecimento de Competências no Ensino Superior, atualmente em vigor. Foi responsável pelo Projeto de Construção e Manutenção de um Campo de Golfe de Treinos na Estação Agrária de Tavira – Protocolo de Colaboração entre: IEFP, I.P., IP; C.M. Tavira; DRA Algarve e Associação do Sotavento Algarvio.
 
Autor de quatro referenciais de formação nas áreas do Golfe e Ambiente. Participou em vários artigos científicos na área de tratamento e reutilização de águas residuais, publicados em revistas nacionais da especialidade. Foi orador convidado em seminários e congressos nacionais e internacionais, nas áreas da Educação/Formação e do Turismo. Foi igualmente formador em organizações públicas e privadas nas áreas de Qualificação, Ambiente e Turismo.  
 
Filme Preferido:“Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatori; “Cem Anos de Solidão”(?)
 
Música:“Satisfaction”, dos Rolling Stones
 
Instrumento Musical:Guitarra elétrica
 
Clube de Futebol:Benfica
 
Prato de Eleição:Arroz de polvo
 
Personalidades que admira: Stephen Bantu Biko; Nelson Mandela; Mahatma Gandhi; Papa Francisco; Barack Obama; Eusébio; António Guterres; Yuval Noah Harari; Albert Einstein; Bono Vox; Malala Yousafzai
 
(+) Algarve

Maria Teresa Dinis

Telma Robim

Joaquim Correia Peres

Paulo Águas

António Branco