Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

João Moutinho

João Moutinho
Foto:Facebook
Imprimir Partilhar por email
João Filipe Iria Santos Moutinho, é natural de Portimão e nasceu no dia 8 de Setembro de 1986.
 
Com 24 anos de idade e um vasto percurso que o torna num emblema do futebol nacional, João Moutinho é mais uma referência algarvia que brilha nos relvados e enaltece o nome da cidade que o viu nascer. 
 
Foi jogador do Futebol Clube do Porto e, no seu percurso profissional conta com diversas passagens por outros clubes. 
 
É médio ofensivo e já integrou outro grande clube nacional, o Sporting Clube de Portugal de onde saiu de forma polémica, tendo sido recebido no FCP. 
 
João Moutinho passou pelas escolas do Sporting onde adquiriu formação específica, à semelhança de Luís Figo, Luís Boa Morte, Simão Sabrosa, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Nani, e foi uma das primeiras revelações após a construção da Academia do Sporting. 
 
Foi na época 2004/5 que ascendeu à equipa principal do clube. No mesmo ano, ganhou o prémio de "Jogador Revelação do Campeonato". 
 
Na época seguinte, João Moutinho firmou-se como titular da equipa e prova disso foi o facto de ter disputado todos os 34 jogos do Sporting na Liga. 
 
Na época seguinte, em 2006/7, a saída do capitão Sá Pinto e com as alterações que ocorreram, João Moutinho passou a ter o papel de 3º capitão. 
 
Ainda nessa época João Moutinho completou 84 jogos consecutivos e, em 10 de Março de 2007, no jogo contra o Estrela Amadora, completou 100 jogos pelo Sporting, facto que muito o enalteceu e lhe conferiu um estatuto mais elevado. 
 
Com apenas 20 anos, João Moutinho agarra a função de capitão da equipa, com a saída de Custódio, Ricardo e Marco Caneira do Sporting. 
 
No final dessa época, foi a vez do amor fazer parte da vida do capitão. Assim, foi na época 2007/8 que Moutinho se casou com Ana Gomes. 
 
O coração de João Moutinho havia ficado ligado a Ana desde os tempos de escola, contudo foi na idade adulta que foi assumido e reconhecido por ambos. 
 
Após a conquista de Ana, foi a vez da estrela do Sporting “seduzir” o FCP cujo Presidente admirava o médio do Clube de Alvalade. 
 
Com o reconhecimento de Pinto da Costa que o classificou como sendo “um jogador à moda do Porto”, João Moutinho conquistOU os adeptos azuis e brancos com o seu talento e capacidade de entrega. 
 
A 13 de Julho de 2009 recebeu o Prémio de Melhor Jogador Português do Ano, oferecido pela Rádio Clube Português, tendo sido distinguido com o prémio Lugar Cativo Rádio Clube Português (RCP) destinado ao Melhor Jogador Português do Ano. 
 
Ainda assim, a sua carreira tem conhecido altos e baixos, uma vez que Carlos Queiroz, enquanto seleccionador nacional, não convocou João Moutinho para integrar o grupo, o que causou uma enorme surpresa e foi muito comentado na altura. 
 
A sua transferência para o FCP foi oficializada a 4 de Julho de 2010 e envolveu 11 milhões de euros mais 50% do passe do defesa Nuno André Coelho. 
 
Esta foi uma transferência muito polémica que perturbou muitos adeptos do Sporting, clube no qual João Moutinho era um dos mais importantes jogadores e até capitão. 
 
Em 2013, foi vendido ao Mónaco, por cinco épocas.
 
Na época de 2018/2019, assinou por duas épocas com o Wolverhampton, disputando a Premier League inglesa.
 
Participou do Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e dos Euros de 2008, 2012 e foi convocado para o de 2016.
 
A 10 de julho de 2016, foi feito Comendador da Ordem do Mérito.
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 Liga NOS:Portimonense bate Tondela na segunda jornada

Liga NOS:Portimonense bate Tondela na segunda jornada

ver mais
 
Legislativas:CDU entregou no tribunal lista de candidatos ao círculo eleitoral de Faro

Legislativas:CDU entregou no tribunal lista de candidatos ao círculo eleitoral de Faro

ver mais
 
Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio