Desporto

João Oliveira vence prova de 300km no Algarve

João Oliveira a chegar à meta
João Oliveira a chegar à meta  
João Oliveira em prova na Barragem do Funcho
João Oliveira em prova na Barragem do Funcho  
Algarviana Ultra Trail decorreu este fim de semana pelo interior algarvio.

 
João Oliveira, ultramaratonista de Chaves, percorreu os 300km da prova em 43 horas. 
 
Os 60 atletas de 6 nacionalidades tinham que percorrer num máximo de 72 horas os pontos mais altos do Algarve. Dos 60 atletas que participaram, 17 atletas a solo e cinco equipas por estafeta terminaram a prova.
 
A Algarviana Ultra Trail, teve início a 30 de novembro, em Alcoutim junto ao Rio Guadiana, e terminou hoje, junto ao Cabo de São Vicente, em Vila do Bispo. 
 
João Oliveira, do Chaves Run Team – Associação Desportiva Dragões de Chaves, ultrapassou largamente os restantes atletas, chegando à meta em 43 horas, e tornando-se o vencedor da primeira edição da prova de ultra trail de maior distância em Portugal.
 
Paul Giblin, atleta escocês da Compressport International, chegou à meta 3 horas e 9 minutos depois do primeiro classificado e em terceiro lugar ex aequo com 52 horas e 50 minutos classificaram-se Rui Luz, da AMCF – Arrábida Trail Team, e José Faria, da Salming Running Portugal.
 
Para além da participação a solo, os atletas podiam participar em equipa, realizando os 300km da prova por estafeta. Na equipas por estafeta o primeiro lugar coube à Helpo@Alut, equipa com participação solidária, em segundo lugar a equipa da RUNning, e em terceiro os Papa Léguas.
 
Estiveram em prova apenas três mulheres: Patrícia Carvalho, que participou a solo no ALUT, Vanessa Pais, da segunda equipa classificada por estafetas, e Fernanda Alves da equipa Tartarugas do Asfalto. Patrícia Carvalho completou 220km de prova, tendo terminado a sua participação no posto de abastecimento de Marmelete, em Monchique.
 
Pelo caminho destes atletas estiveram as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique, com cerca de 13 000 metros de desnível acumulado. A participação conta com 6 pontos para a qualificação do Ultra Trail do Mont Blanc. As noites atingiram temperaturas negativas, mas o céu limpo e a lua cheia guiaram os atletas pelas serras algarvias.