O ultramaratonista João Oliveira, da Chaves Run Team-Associação Desportiva Dragões de Chaves, voltou a vencer isolado o ALUT-Algarviana Ultra Trail.
Este ano o atleta precisou de apenas 41h50m (menos 1h14m do que em 2017) para percorrer os 300 km do percurso que separa Alcoutim do Cabo de São Vicente, pela Via Algarviana.
Apesar de repetente no evento, João Oliveira garantiu, à chegada à meta, que tal facto não foi um fator decisivo. "Sinceramente não me lembrava de 95% do percurso", admitiu. Os problemas climatéricos, nomeadamente a chuva e o frio, aliados à lama que se formou no terreno, foram os grandes dasafios da prova para este atleta.
O segundo homem a ver o farol do Cabo de São Vicente ainda de dia foi o japonês Iino Wataru. O atleta, que no ano passado venceu a Badwater, no EUA, e que já participou nas provas mais exigentes do circuito mundial, como a Maratona das Areias ou a Diagonal des Fous, precisou de pouco mais de 46 horas para terminar esta viagem pelo interior Algarvio, proporcionada pela ATR- Algarve Trail Running, com o apoio da RTA-Região de Turismo do Algarve e da Associação Almargem.
O terceiro classificado, João Faustino, a correr pelo Pronto a Comer A Cozinha Portimão, chegou à meta às 22h30m, após 54h de prova.