Portimão

João Pinto

Foto - Álvaro CvG
Foto - Álvaro CvG  
Portugal esteve em destaque no campeonato do mundo de vela adaptada que terminou no dia 22 de outubro de 2023, em Portimão. Em 2 das 5 classes em competição, os velejadores nacionais conseguiram subir ao pódio, depois de 6 dias de prova com condições climatéricas muito exigentes.

A velejar em casa, João Pinto, atleta do Clube Naval de Portimão conquistou o título de vice-campeão do mundo na competitiva classe Hansa 303 Single ao vencer 2 das 9 regatas realizadas.
 
Outro velejador em destaque foi António Nóbrega, atleta do Clube Naval do Funchal que concluiu este mundial na 3ª posição na classe Hansa 2.3, uma classe para velejadores que estão numa fase mais inicial da sua carreira desportiva.
 
Entre os 19 velejadores nacionais em competição esteve a dupla Guilherme Ribeiro e Pedro Câncio Reis, atletas da Vela Solidária. Neste mundial de Portimão competiram pela primeira vez na classe Hansa 303 Double como dupla e o resultado final (12º lugar) espelha a adaptação que os dois velejadores tiveram de desenvolver em relação a um barco diferente.
 
O polaco Piotr Cichocki, velejador olímpico e já detentor de títulos mundiais, dominou totalmente as duas classes em que participou. Em Hansa 303 Single venceu 5 das 9 regatas, levando para casa o título de campeão mundial. Em Hansa 303 Double, onde fez dupla com a sua compatriota Joanna Cichocka, terminou sempre as regatas entre os três primeiros lugares e foi sem surpresa que conquistou o troféu mundial nesta classe.
  
Entre 14 e 21 de outubro de 2023, as águas de Portimão serviram de cenário à maior competição de vela adaptada alguma vez realizada a nível mundial. Cerca de 230 velejadores de 18 países competiram no Hansa Worlds Portimão Championship, disputando o título de campeão do mundo em 5 classes diferentes, de acordo com o seu nível de deficiência/condicionamento. 
(+) Portimão

Rafael Pacheco

Mariana Pinto

Daniel Marreiros

Luís Costa

João Vieira