Desporto

João Rodrigues entra a vencer nos Mundiais de Windsurf de Portimão

 
O windsurfer português João Rodrigues foi o grande destaque do primeiro dia de regatas, ontem, terça-feira, no Windsurfing World Championship, que está a decorrer na Praia da Rocha, Portimão, desde o passado dia 15 até dia 23 de setembro.

 
O velejador de 46 anos que se sagrou recentemente campeão do mundo absoluto da classe Raceboard, em Espanha, foi dominador e venceu as quatro regatas da subcategoria Raceboard Masters (dirigido a atletas com mais de 35 anos).
 
A completar o pódio, encabeçado por aquele que é o atleta português com mais presenças olímpicas de sempre, ficaram respetivamente Juha Blinnikka (Finlândia) e Jorge Garcia Velazco (Argentina).
 
Após dois primeiros dias em que a falta de vento não permitiu o início das regatas, esta terça feira o vento atingiu os 10 nós e também os atletas da classe Formula Windsurfing entraram em ação. Naquela categoria, o australiano Steve Allen confirmou o favoritismo e venceu as duas primeiras regatas. Alexander Cousin (França) foi segundo e Janis Preiss (Letónia) garantiu a terceira posição.
 
Os primeiros cinco dias de provas são exclusivos para as classes Raceboard e Formula Windsurfing.
 
Na reta final estão reservados 3 dias para a classe Formula Foil, que pela primeira vez terá um campeonato do mundo. Esta classe deverá tornar-se olímpica nos Jogos de Paris de 2024.
 
A organização dos Campeonatos do Mundo de Windsurf de Portimão pertence ao Clube Naval de Portimão, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão. O evento conta ainda com o apoio da Federação portuguesa de Vela e com os patrocínios da Starboard e Starsul.
 
CLASSIFICAÇÕES RACEBOARD MASTERS
 
(Após quatro regatas efetuadas)
 
João Rodrigues (POR)
Juha Blinnikka (FIN)
Jorge Garcia Velazco (ARG)
Curro Manchon (ESP)
Fernando Consorte (ARG)
Richard Reynolds (AUS)  
Alexander Diaz (ESP)
Marc Ribo Castella (ESP)
Rafael Ros (ESP)
Bo Staffan Andersson (SWE)
 
CLASSIFICAÇÕES FÓRMULA WINDSURFING
 
(Após duas regatas efetuadas)
 
Steve Allen (AUS)
Alexander Cousin (FRA)
Janis Preiss (LAT)
Przemek Miarczynksi (POL)
John Kaju (EST)
Pawel Dittrich (POL)
Martin Ervin (EST)
Juan Vieito (ESP)
Witold Dudzinski (POL)
Luís Fonseca (POR)